No ano passado, uma campanha para o console [BP]Sony PSP[/BP] (Playstation Portable) divulgando que a versão em cor branca do aparelho estava chegando gerou protestos e muita polêmica na Europa. Uma modelo branca, segurava pelo maxilar o rosto uma modelo negra com a seguinte mensagem: White is coming. A caracterização de uma mulher branca em uma posição de poder em relação a uma mulher negra deixava uma clara mensagem de racismo.
O anúncio foi criado pela TBWA alemã que respondeu as críticas no seu site da seguinte maneira:
“Romper é a arte de fazer melhores perguntas, desafiar a sabedoria convencional e destruir suposições e preconceitos para poder imaginar novas possibilidades e idéias visionárias.”
Depois de protestos e da repercusão “negativa” a Sony decidiu não usar esta foto para a campanha mundial, porém o mundo já comentava pela Internet. Eu mesmo depois de meses estou postando aqui depois de ver a campanha no Blogado.
Até que ponto será realmente negativa uma campanha para uma empresa, se ela gera tanta visibilidade mundial? Não seria esse o caso daquele velho ditado: “falem mal, mas falem de mim?”
Incluir comentário