Aletp - Alessandro Temperini

Compreenda o atual profissional de Marketing

Iniciou-se na década de 40 um estudo especializado do mercado em conjunto com estratégias e ações, o que conhecemos hoje como Marketing.

O estudo especializado do mercado em conjunto com estratégias e ações que focam entregar satisfação para o cliente em forma de benefício, iniciou-se na década de 40 com Walter Scott e Peter Drucker, essa atividade foi denominada Marketing.

Com o decorrer do tempo novos estudos, diretrizes e foco surgiram, fazendo da área de Marketing uma das, se não a mais, dinâmica dos ambientes de negócios e assim o Profissional de Marketing deve constantemente se atualizar e se adequar aos novos modelos de negócio, por isso, vale salientar as características principais desse profissional.

Números do Marketing

57,5% dos profissionais da área são mulheres e 42,5% são homens;
44% trabalham na mesma empresa entre um e cinco anos;
62% possuem pós-graduação ou MBA;
27,5% dos atuantes na área são formados especificamente em Marketing;
65% dos profissionais ocupam os cargos de assistente, analista, supervisor ou coordenador.

Além das capacidades, habilidades e atitudes que são comuns entre todos profissionais de destaque do mercado (liderança, disciplina, capacidade de observação, saber se comunicar, pró-atividade, empreendedorismo, poder de negociação, foco em resultados, saber e valorizar o trabalho em equipe, adaptabilidade e outras) dois pontos são fundamentais para ter destaque em Marketing: visão holística, não se pode atuar com a visão fechada dentro do setor, para realizar as ações de Marketing é necessário estudar e compreender o ambiente interno e externo como um todo, pois não é plausível definir ações no mercado globalizado compreendendo apenas como funciona a sua sala de trabalho; outra característica fundamental é saber lidar com pessoas, mesmo que a atuação seja B2B, o profissional de Marketing de qualquer empresa deve saber compreender, ter empatia e negociar com indivíduos, não se pode traçar a estratégia de criação, o modelo, o posicionamento, atuar em vendas e pós-vendas de um produto e/ou serviço sem focar em pessoas/clientes.

Em suma, o valor desse profissional a cada momento ganha destaque no ambiente de negócios, segundo pesquisa da FGV (2010) a profissão de marketing está entre as 10 que mais ganharam destaque ($$) neste milênio, ou seja, o mercado está em constante crescimento e cada vez mais valorizando e respeitando essa área, logo, cabe a cada profissional fazer valer e acontecer no mercado.

Enquanto muitos profissionais atuam baseado no “Ver, para crer” o profissional de marketing deve “Crer, para ver“, sonhar, transformar esses em objetivos e transformar esses em realidade é peça chave para o destaque/sucesso.

Incluir comentário