O Brasil está entre os dez maiores mercados da publicidade e propaganda do mundo. Estamos falando de uma área que já movimentou, só neste ano, mesmo com a economia em recessão, mais de R$ 60 bilhões. Isso é bastante dinheiro, concorda?
Esses números servem para que você consiga ter uma dimensão do setor em que está entrando. Trata-se de um campo promissor e com amplas possibilidades. Por isso vale a pena ficar de olho no post de hoje, pois revelaremos alguns caminhos possíveis para alcançar o sucesso na carreira. Confira!
Trabalho em agências
As agências de publicidade e propaganda são as maiores empregadoras da área. E não à toa, pois mais da metade dos investimentos em anúncios passa por elas. É onde, também, concentram-se os profissionais mais criativos do mercado.
A estrutura básica é dividida em atendimento, planejamento, criação e mídia. Essas áreas são as etapas pelas quais uma campanha publicitária passa a fim de chegar ao modelo adequado do negócio de cada cliente.
O atendimento
Responsável por prospecção e atendimento, o profissional deste departamento tem o objetivo de conquistar novos clientes para as agências aonde trabalham, entender as necessidades desses novos negócios pensando em como a publicidade poderá ajudar. Essa área é responsável também por mediar o diálogo entre a agência e o cliente, visando sempre a boa relação entre ambos.
Média salarial:
• Iniciante: R$ 1.000,00;
• Master: R$ 7.000,00.
A criação
Este departamento recebe o briefing do atendimento como o ponto de partida para desenhar a peça publicitária. Criatividade, senso crítico e agilidade são algumas características observadas nos profissionais desta área. Ter conhecimento sobre ferramentas técnicas de edição de imagens e vídeos, por exemplo, úteis na construção do anúncio, é condição fundamental.
Média salarial:
• Iniciante: R$ 800,00;
• Master: R$ 10.000,00.
O planejamento
Como aproveitar da melhor forma o orçamento disponível para determinada campanha? Quais as estratégias mais adequadas para que a agência obtenha êxito e satisfaça as necessidades do cliente? Essas são algumas questões que o planejamento deve resolver. Para ter sucesso aqui, curiosidade e inquietação são quesitos essências ao planner, nome dado ao profissional da área.
O planejamento também é responsável por fazer pesquisa de mercado para entender a percepção do público em relação ao produto que será trabalhado na campanha. Essa etapa envolve consultas a banco de dados via internet e até mesmo ir às ruas coletar informações para um estudo mais denso.
Média salarial:
• Iniciante: R$ 2.000,00;
• Master: R$ 25.000,00.
A mídia
Se o atendimento está em contato direto com o cliente, o pessoal de mídia, por sua vez, tem relação estreia com os veículos de comunicação. Baseando-se nas pesquisas e estudos feitos pelo planejamento e também no orçamento disponível, a mídia estuda estratégias adequadas de circulação da campanha.
O objetivo é impactar o maior número de pessoas possível otimizando os custos. Boa comunicação e poder de barganha não podem faltar para quem deseja ter sucesso trabalhando com mídia.
Média salarial
• Iniciante R$ 1.000,00;
• Master: R$ 16.000,00.
Publicidade e propaganda na internet
Em franca ascensão, a internet já atingiu mais da metade da população brasileira. Só para ter uma ideia, são mais de 80 milhões de brasileiros conectados, com tempo médio de navegação na faixa das 4 horas por dia. Esse cenário pareceu ser bastante promissor para o universo da publicidade.
As marcas passaram a perceber a web como um ambiente riquíssimo para ser explorado. Dessa forma, os profissionais de comunicação começaram a receber demandas e o mercado teve de ser regulamentado e profissionalizado. Estamos falando do marketing digital, uma área com muitas possibilidades para o publicitário. Veja algumas áreas em que você pode atuar:
Analista de mídias sociais
As mídias sociais é o lugar do qual os brasileiros passam a maior parte do tempo quando acessam a internet. Empresas que prezam por boa reputação têm perfil nas redes e estão em constante diálogo com sua audiência.
A função do analista é produzir conteúdo online, administrar as páginas das empresas e monitorar a fim de saber o que o publico está falando a respeito do cliente. Entender de software de edição de imagens é um diferencial.
Média salarial:
• Iniciante: R$ 750,00;
• Master: R$ 4.400,00.
Web Designer
Diferente do analista de mídias sociais, que é uma função relativamente nova, o web designer surgiu com a evolução da internet. Este profissional é responsável por desenhar interfaces de páginas na rede. Os mais experientes e com conhecimento em programação também cuidam da montagem do site (front end).
Quem opta em trabalhar com desenvolvimento de site, geralmente trabalha como autônomo ou freelancer, mas também há vagas em agências digitais.
Média salarial:
• Iniciante: R$ 1.000,00;
• Master: R$ 2.300,00.
Analista de SEO e SEM
A profissão surgiu para atender uma demanda relativamente nova: o marketing de busca. As pessoas criaram o hábito de procurar informações sobre produtos e serviços pela internet e os mecanismos de buscas desenvolveram formas eficazes para empresas anunciarem para clientes em potencial.
O profissional de SEO é responsável por criar campanhas publicitárias especificamente para a internet (mecanismos de busca e redes sociais), além de desenvolver estratégias para ranquear o site do cliente nas melhores posições dos resultados de busca. A forma de explorar esse mercado pode ser como autônomo ou freelancer.
Média salarial:
• Inicial: R$ 1.000 ,00;
• Master: R$ 5.000,00.
Publicitário freelancer
Para quem não abre mão da liberdade e quer ser dono da sua jornada de trabalho, tornar-se um profissional autônomo pode ser uma boa opção. Para quem é da área de publicidade e propaganda não faltam oportunidades. Veja os serviços com respectiva média de ganhos com base na tabela da Associação Paulista das Agências Digitais.
• Design: R$ 1.800,00;
• Jingle: R$ 2.000,00;
• Redação/copywriting: R$ 600,00;
• Fotografia: R$ 900,00;
• Edição de vídeos: R$ 1.900,00.
Oportunidades nas mídias tradicionais
O profissional em publicidade, pelo caráter multifacetado da sua formação, tem diversas oportunidades no mercado da comunicação, para além das agências de propaganda, diferente do que muitos imaginam.
As mídias tradicionais como rádio, televisão, cinema e jornal lidam diariamente com o universo da publicidade. Para ser mais exato, os anunciantes contribuem para a maior parcela de receita da TV, rádio e impresso. Diante desse cenário, faz-se necessário a contratação de pessoas que compreendam do assunto para que as negociações sejam conduzidas da maneira mais eficaz possível.
Diretor de Arte
Revistas e jornais são os veículos mais comuns do impresso, mas o publicitário também pode atuar no mercado gráfico com livros. O trabalho aqui é de diretor de arte, que engloba a concepção geral do design e identidade visual do material. Vasto conhecimento em ferramentas técnicas é imprescindível.
Média salarial:
• Iniciante R$ 1.900,00;
• Master R$ 12.000,00.
Diretor de fotografia
Responsável pela composição das imagens que ilustrarão o trabalho correspondendo a uma estética e conceito. Chegar ao cargo de diretor requer muita experiência e amplo conhecimento em fotografia.
Média salarial:
• Iniciante: R$ 1.600,00;
• Master: R$ 6.800,00.
Atendimento comercial
Assim como nas agências de publicidades, as mídias convencionais também contam com um departamento comercial responsável por captar anunciantes e manter relacionamento com eles, sempre inspirando novas oportunidades de negócio.
Média salarial:
• Iniciante: R$ 850,00;
• Master: R$ 2.100,00.
Diretor de Marketing
O departamento de marketing é responsável por criar uma boa relação com o público, desenvolvendo promoções, ações de ativação, dentre outras estratégias capazes de gerar receita para o negócio.
Média salarial:
• Iniciante: R$ 4.600,00;
• Master: R$ 29.000,00.
Percebeu o mundo de oportunidades para quem pretende trabalhar com publicidade e propaganda? Agora nos conte qual dessas áreas você mais se interessa e porque. Comente o post e venha participar da conversa.
Boa tarde gostaria de ver se tem algum profissional que possa me ajudar com a publicaçao e propaganda da minha profissão.
Sou micropigmentadora e maqueadora e me especializei nesta area e preciso de divulgar meu trabalho.
Olá sirene, sou estudante de jornalismo, talvez possa te ajudar.
Faltou falar do redator(,,,,,a) publicitário e o roteiristas e outras funções em filme publicitário
Ola, gostei muito de ver as dicas para o profissional da área de Publicidade e Propaganda, mas infelizmente me vi fora de todas as dicas, tendo em vista ter me formado na área no inicio dos anos 2000, ocasião em que estava com emprego estável e com atividades em outro ramo. Na época tecnologias eram promessas futuras, eu acabei não me especializando em nenhuma área correspondente, hoje me encontro desempregado e vejo muita dificuldade em entrar no mercado…
Boa noite, estou lendo aqui os comentários e estou por fora de valores de quem contrata um profissional de publicidade pra me divulga nas redes sociais pelo meu trabalho. Quanto custa?