Apesar de estarmos em tempos de comunicação instantânea pelos meios eletrônicos – em geral nestes meios as pessoas ficam menos preocupadas com a correção gramatical, usando abreviações para palavras e representações gráficas diversas de suas emoções (com os emoticons) -, a eloquência no Português é bastante exigida no meio corporativo e nos serviços que lidam com textos importantes.
E os estudantes, geralmente responsáveis por diversas produções textuais todos os dias, sabem o quanto uma pequena falta de atenção pode modificar completamente o sentido de uma frase, provocando às vezes confusões irremediáveis. Pensando nisso, os corretores ortográficos grátis podem ser uma ferramenta importante para identificar e corrigir a tempo os erros no texto.
Que tal ver alguns bons corretores ortográficos on-line e gratuitos para você cumprir suas revisões de texto?
Orangoo
No mesmo sistema de colar um texto ou escrevê-lo diretamente no quadro disponibilizado no portal, o Orangoo cumpre a verificação ortográfica on-line de maneira confiável. Além de fazer a correção em Português, o portal apresenta verificação gramatical em outros 24 idiomas, traz sinônimos e antônimos, e é alimentado pelo SpellChecker.net, considerado um dos melhores corretores ortográficos do mundo. É possível receber por e-mail, ainda, indicando o endereço adequado, uma sugestão de correção ortográfica para seu website.
Nossa Língua Portuguesa
O portal R7 dá suporte para este website especialmente voltado para a língua portuguesa, sendo possível ter acesso a dicionário, tradutor, conjugação de verbos e um fórum em que o leitor pode tirar dúvidas. E tudo on-line! Além disso, a página oferece artigos diversos sobre assuntos dentro do idioma, como acentuação, palavras homógrafas, uso correto dos graus dos adjetivos, entre outros. O corretor está automaticamente ajustado à atual reforma ortográfica.
Corretorortografico.com
Livre e direto ao ponto. Assim é este website, que permite a correção ortográfica de até 10 mil caracteres de texto de uma vez. Escreva diretamente no quadro ou copie e cole o conteúdo a ser revisado no espaço provido. A verificação tem cobertura para até onze idiomas, incluindo o Português, Inglês, Alemão, Francês e Espanhol.
LibreOffice
Este na verdade é um corretor integrado em um software que processa e edita textos, que é de livre acesso aos usuários e abrange também outras funções, como planilhas e editor de apresentações. Você pode baixar gratuitamente o software no seu computador e corrigir seus textos mesmo off-line.
Flip 9
Trata-se de um pacote de corretores ortográficos, para o Português falado no Brasil e para o Português europeu, trazendo ferramentas de revisão e auxílio à escrita. O software possibilita a correção de erros ortográficos e sintáticos, sendo fácil de usar e instalar. A versão completa é paga, mas é possível ter acesso a uma demonstração on-line de parte do programa, bastando colar o texto que se deseja verificar no quadro disponível no portal do FLip 9, limitado a três mil caracteres, e visualizar as alterações propostas. O utensílio é vinculado ao grupo de dicionários da Priberam.
Seus textos ultimamente têm muitos erros? Qual procedimento você faz para evitar erros e vícios de linguagem em sua escrita? Você conhece outros corretores ortográficos gratuitos? Escreva suas experiências nos comentários!
Eu estou no integral, e, a professora deixou. A vírgula está certa?
Se esse “e” estiver no sentido explicativo,ou seja, no lugar de (POIS, PORQUE), só terá uma vírgula antes dele. Eu estou no integral, e a professora deixou.
Se estiver no sentido aditivo, não se usa vírgula. Eu estou no integral e a professora deixou.
tenho muita dificuldades com as pontuações tem como ajudar
Tudo porcaria !!
Que a dor do mundo não me faça perder minha ESSÊNCIA
Estou sem o corretor ortografico em meu celular, nao sei configurar.
Solivito ajuda.
[…] Imagem: Aletp.com […]
Boaa noite pretendo saber mais sobre ass vossas casa e se têm na linha de Sintra ou
Estoril.
Pretendo saber de casa com 3 a 4 quartos…
E o vossso contacto por favor. Urgente
Obrigada.
Atentamente,
Carla Barbosa