Das Fuehrer Quartett | Super trunfo de ditadores e figuras históricas

Você está aqui:-, Produtos-Das Fuehrer Quartett | Super trunfo de ditadores e figuras históricas

A editora Berlinense lança um jogo de cartas no estilo super trunfo onde figuram 32 ditadores e líderes políticos, entre eles Adolf Hitler. A intenção dos criadores era ironizar os personagens, porém nem todo mundo achou a piada engraçada.

O jogo, chamado “Das Fuehrer Quartett”, apresenta fotos e informações a respeito de notáveis figuras históricas como Joseph Stalin, Francisco Franco, Che Guevara, Mao Tsetung, Slobodan Milosevic e Adolf Hitler. Cada carta apresenta um líder político, país em que governou, formação escolar/profissional, quanto tempo esteve no poder e outros fatos. As cartas também contêm informações curiosas e menos conhecidas do público.

Na carta de Joseph Stalin, por exemplo, é explicado que ele sempre era pego na escola lendo materiais proibidos. Ou, no caso do romeno Nicolae Ceausescu, revela-se a admiração que nutria pelo príncipe Vlad, o impalador, suposta inspiração do escritor irlandês Bram Stoker para criar Drácula.

Segundo e editora, rir dor ditadores diminui o medo que se tem deles. Em tom irônico, os autores brincam com as palavras em algumas descrições das categorias ou ainda dão um toque mais leve a algumas informações sobre determinadas figuras. No caso de Augusto Pinochet é dito que ele acabou com um sistema democrático com a ajuda dos Estados Unidos, construindo depois um novo só para destruí-lo novamente. “O que foi meio burro”, continua o texto da carta.

O público parece gostar desse apelo irônico que o jogo oferece e a brincadeira vem sendo vendida rapidamente. Da primeira tiragem, de 2.000 exemplares, mais da metade já está esgotada. Uma segunda edição já é planejada.

clique na imagem para ampliar

Mas nem todo mundo acha que brincar com crimes de guerra é algo engraçado. O senador berlinense Ehrhart Körting declarou que o jogo é de mau gosto, e o historiador Arnulf Baring diz que ele minimiza a gravidade dos crimes cometidos pelas figuras históricas. Para o historiador, “…quanto mais antigo o Terceiro Reich se torna, mais bizarra é a forma como se lida com ele”.

A editora rejeita críticas e aponta que, quando o jogo foi lançado na Feira de Livro de Leipzig, em julho deste ano, funcionários da Central Alemã de Formação Política, organização educacional político-democrática, acharam as cartas hilárias e encomendaram cinco sets do jogo.

Na realidade, o objetivo desta versão, ao contrário da tradicional, não é juntar a quantia máxima de cartas de ditadores que o jogador conseguir. O vencedor do jogo é aquele que conseguir se livrar dos déspotas.

clique na imagem para ampliar

Fonte: Deutsche Welle

2008-07-19T16:32:54-03:0019 julho, 08|Bizarro, Produtos|

  1. Rafael Amaral 22/jul/2008 at 15:49 - Responder

    Gostei desse, heim!?

    Se tivesse em português, já estaria encomendado.

  2. Helena de Paula 23/jul/2008 at 13:12 - Responder

    Nossa, como ninguém nunca pensou em um super trunfo como este, antes ???

    D+

  3. jean boechat 26/jul/2008 at 19:14 - Responder

    eu quero comprar.

  4. Gabriel Moreira Tavares 12/abr/2009 at 11:42 - Responder

    Eu acho um absurdo terem incluído Che Guevara e Mao Tsé-Tung nesse grupo de ditadores.

  5. Atomaffe » Meistertitel? Sechs. Sticht! 13/maio/2009 at 04:30 - Responder

    […] schon vieldiskutierte Führerquartett bietet sich geradezu an, um mal wieder einen lauschigen Abend in trautem […]

  6. Marcelo Lira (bueroman) 's status on Tuesday, 28-Jul-09 01:28:51 UTC - Identi.ca 27/jul/2009 at 22:28 - Responder

Deixe um comentário