Aletp - Alessandro Temperini

Absolut Ruby Red é apresentada no Brasil

O crescimento de 112% da marca Absolut no Brasil, registrado no ano passado, deve ter deixado os donos suecos com vontade de investir por aqui. Tanto é verdade que, mesmo antes do carnaval – quando o País ainda nem bem começou a engrenar –, a V&S Absolut Spirits lança a vodka com sabor (ou flavorizada) Ruby Red, que combina a fruta grapefruit (ou toranja) com uma criteriosa destilação do trigo.

O oitavo sabor da marca chega sustentado por uma divulgação exclusivamente on-line, considerada pela marca o meio mais qualificado para comunicar ao público a chegada da Ruby Red. Foram feitos estudos e constatou-se que o público não está mais se importando tanto com as outras mídias. E, no caso específico da Ruby Red, a internet é a forma mais fácil de atingir a quem interessa.

Para a divulgação desse novo produto, a Absolut Brasil abriu mão dos serviços da TBWA/BR, que possui a conta da marca alinhada mundialmente, e entregou a responsabilidade de divulgação para a agência digital Gringo.nu, que ganhou a concorrência e criou o conceito “Revelação da grapefruit”. Segundo explicou o sócio André Matarazzo: “O conceito que existia para fora do Brasil não combinava com o nosso povo. Aqui, ainda temos de introduzir a grapefruit ao brasileiro. Daí veio a idéia de que, por fora, a fruta parece uma grande laranja; e, por dentro, quando você a corta, ela se revela uma fruta completamente diferente. Será que nós não somos assim também?”

O conceito traça um paralelo entre a bebida e a vida de cada um. “Um outro mundo quando algo é revelado, quando você se abre; um mundo mágico quando se experimenta a sensação da vodka Ruby Red”, finaliza o sócio da Gringo.nu. O lançamento do endereço eletrônico no Brasil será no dia 15 de fevereiro – www.absolut.com.br/rubyred.

Além da campanha on-line, a bebida estará presente nas praias do Rio de Janeiro e de São Paulo, com ação promocional desenvolvida pela agência multimídia carioca Oestudio. Compondo um cenário surreal com personagens inusitados, uma equipe de performers convidará os banhistas a experimentarem drinks durante o dia. À noite, as equipes visitarão bares badalados para apresentar a nova bebida.

Uma outra forma de divulgação da Ruby Red no País acontece por meio do diretor de experiência sensorial Per Hermansson, da V&S Absolut Spirits. O sueco veio exclusivamente para o lançamento da bebida a fim de fazer apresentações a profissionais do setor varejista, de trade e aos profissionais de comunicação.

A vodka é o destilado que mais cresce em consumo no mundo e o Brasil já figura na sexta colocação entre os maiores apreciadores da bebida, ficando atrás apenas de Rússia, EUA, Polônia, Reino Unido e Romênia. Em 2006, o consumo total de vodka no País registrou um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Neste cenário, as vodkas importadas responderam por 7,5% do total comercializado.

Entre as importadas, a Absolut possui 65,2% de market share, computados no ano passado, enquanto em 2005 a marca representou 53,4% do mesmo mercado.

Incluir comentário

  • Escolheram logo qual agência? A Gringo.nu, para mim que não sou da area, uma das melhores.

    Ah, parei aqui através do blogs.com.br, muito legal o template 😉

  • Olá! Você sabe me dizer quem é o distribuidor ou a empresa responsável administração da marca Absolut no Brasil? Estou tentando entrar em contato mas não consigo, é por causa de um trabalho de faculdade.
    Se tiver essa informação, me ajudaria muito!!
    Tks!!

  • Boa tarde! Sou de Portugal. A Interfood é a distribuidora no Brasil. Em Portugal é a “Prim Drinks”. Será k alguém sabe dados sobre o consumo em Portugal? Obrigada.