Carreira Vagas Vagas de Emprego

5 vantagens de trabalhos temporários

Os trabalhos temporários são oportunidades importantes de se agregar conhecimento e experiência sobre uma determinada área de atuação.

Ao longo do ano surgem diversas oportunidades de trabalhos temporários. No entanto, existem profissionais que não consideram estas vagas como valiosas, chegando até a abrir mão delas quando aparecem. Ao contrário do que se pensa, as vagas temporárias são oportunidades importantes de se agregar conhecimento e experiência sobre uma determinada área de atuação, além de oferecer um rendimento que pode ser muito bem-vindo.

Recrutadores e administradores em geral concordam que um profissional com experiência prática, mesmo que temporária, está à frente de concorrentes que somente possuem um diploma na mão. Trabalhar em uma vaga temporária pode proporcionar a um profissional as oportunidades que sempre sonhou, entre várias outras vantagens.

Confira a seguir 5 vantagens de trabalhos temporários:

1. Oferece rica experiência

Em certas áreas de atuação é bem difícil obter experiência prática na profissão. Algumas vezes, somente a vontade de trabalhar não é o suficiente. Pode ser necessário um diploma superior ou técnico, ou algum tipo de treinamento especial. Com o trabalho temporário é possível adquirir experiência de uma vaga efetiva sem ser preciso passar por um processo seletivo tradicional. Após o trabalho temporário, este profissional fica em situação de vantagem sobre os outros concorrentes, já que possui experiência prática sobre aquele trabalho.

2. Pode gerar uma efetivação

Ao conseguir uma vaga temporária em uma empresa ou estabelecimento, sempre há a possibilidade de que aconteça uma efetivação. O profissional que se mostrar alinhado aos interesses da empresa e trabalhar de maneira que mostre estar comprometido com os objetivos do negócio deverá ter grandes chances de continuar trabalhando. Se isso não acontecer, o trabalhador não deve tomar isso como algo negativo: às vezes, as empresas simplesmente não possuem os recursos para realizar a contratação naquele momento.

3. Oferece a oportunidade de bom networking

Caso não ocorra uma efetivação, o trabalhador não precisa se desapontar. Se ele fez um bom trabalho durante o serviço temporário, certamente algum gerente ou outra liderança tomou nota do seu nome para considerações em vagas futuras. Também é importante realizar um bom networking com estas pessoas, já que uma vaga pode surgir em algum outro local. Mantenha sempre a mente aberta e valorize todo e qualquer contato conquistado durante o trabalho temporário.

4. Pode proporcionar boa remuneração

Segundo um levantamento da Robert Half, líder em recrutamento especializado, um profissional temporário chega a ter uma remuneração média 15% superior em relação ao trabalhador convencional. Em certas áreas, este número pode chegar até 30%, dependendo da natureza do trabalho. Profissionais que são contratados para desenvolver apenas um projeto possuem chances maiores de ganhar bem mais do que aqueles que já integram o quadro de funcionários da empresa, por exemplo.

5. Tem oferta de vagas durante todo o ano

Em determinadas épocas do ano acontecem picos de ofertas de trabalhos temporários. A mais emblemática é a temporada de fim de ano, em que as lojas aumentam o seu efetivo para comportar a demanda aumentada de clientes em busca de presentes de Natal. Porém, não se trata de um episódio único. É importante ficar de olho no calendário comercial, pois as oportunidades surgem quando os negócios tentam aproveitar uma procura maior sobre determinado segmento.

Qualquer trabalho, seja ele efetivo ou temporário, é uma rica oportunidade de obter experiência profissional. Desta forma, ninguém deve abrir mão de vagas temporárias pensando que o mercado de trabalho não as valoriza. Elas são valiosas para se adquirir experiência prática em muitas áreas de atuação, de maneira que é possível ficar à frente de concorrentes por ter experiência em um trabalho deste tipo.

Em qual área você atua? Existem muitas vagas temporárias neste segmento? Compartilhe a sua história conosco a seguir nos comentários!

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário