6 dicas para aprender um novo idioma

Você está aqui:Início-Carreira, Coisas Legais de Saber, Educação-6 dicas para aprender um novo idioma

O mercado de trabalho é bem direto em relação às suas exigências: os profissionais precisam falar idiomas estrangeiros para terem acesso às melhores oportunidades. Aprender uma nova língua depende, basicamente, da disciplina do estudante. Mesmo frequentando um curso especializado, o aprendizado requer dedicação constante e muito estudo. Certos hábitos precisam ser adotados para que os conhecimentos sejam adquiridos e mantidos de forma eficiente.

Confira essas 6 dicas para aprender um novo idioma mais rápido:

1. Revise e pratique

Você deve continuar estudando, mesmo quando não está no seu curso de idiomas. Revise as suas anotações, refaça alguns exercícios e pratique. Experimente escrever na língua que você está aprendendo, para depois conferir se fez tudo certo. Se surgirem dúvidas, tente solucioná-las usando o seu material de apoio ou o auxílio do professor. O aprendizado de um novo idioma não se restringe à sala de aula, pelo contrário, precisa ser desenvolvido com dedicação em todos os ambientes.

2. Faça um intercâmbio

A melhor forma de aprender um novo idioma é cercar-se completamente dele. Isso significa intensificar o contato com a língua, de forma que os ouvidos passem a se acostumar com suas particularidades. Considere embarcar em um intercâmbio para o país que fala a língua que você está estudando. Por meio desta imersão, o aprendizado fica intensificado. Assim, você acabará afinando bastante os seus conhecimentos.

3. “Respire” a nova língua

Quando não existir a possibilidade de fazer um intercâmbio ou de imergir em uma cultura diferente, é possível reforçar os conhecimentos linguísticos por outros métodos. Passe a procurar filmes e livros no idioma que você está aprendendo, e realize seus estudos com base neles. Caso tenha dúvidas, consulte o seu material ou leve a questão para o professor. Experimente assistir a um filme sem legendas e veja como você se sai.

4. Use ferramentas de apoio

A internet é uma poderosa aliada de qualquer tipo de aprendizado. Mesmo que você esteja fazendo algum curso de idiomas, você também pode afinar os seus conhecimentos utilizando um aplicativo como o Duolingo ou o Livemocha. Estes serviços gratuitos servem como verdadeiras aulas on-line de línguas, permitindo ao usuário aprender do básico ao avançado. Além disso, facilitam o acompanhamento do progresso. Você fica sabendo com exatidão em qual etapa do curso está e quanto falta para acabar.

5. Converse com falantes nativos

Uma excelente forma de praticar a conversação e a pronúncia de palavras de outro idioma é tendo com quem conversar nesta língua. Felizmente, graças à internet, não precisamos mais estar diante de outra pessoa para conversarmos com ela. Usando o Skype ou o Hangouts, procure um nativo e converse via áudio ou vídeo. É por uma conversa real que você estará, de fato, praticando o que aprendeu.

6. Estude as palavras mais comuns

Uma maneira certeira de ganhar um bom conhecimento em um idioma estrangeiro é pesquisar as suas palavras mais comuns e praticá-las. Por mais que existam diversos termos com aplicações diferentes, dedicar a sua atenção às mais comuns vai permitir que você consiga ler muito melhor. E aí, se surgirem dúvidas no meio do caminho, você pode construir o sentido da frase com base no significado do resto do vocabulário. Pesquise na internet o ranking das palavras mais utilizadas do idioma que você está estudando e aproveite.

Assim como qualquer outra habilidade, aprender um novo idioma requer dedicação. Lembre-se de todos os benefícios que a sua carreira irá aproveitar com a fluência desta nova língua e encontre motivação para continuar estudando. Faça um acompanhamento do seu progresso e conte com a ajuda de seus instrutores para qualquer correção de rota. Assim, você entra para o mercado de trabalho já contando com vantagens a serem aproveitadas.

Qual idioma você está aprendendo? Conte para nós nos comentários a seguir.

2018-12-14T16:40:52-03:0014 dezembro, 18|Carreira, Coisas Legais de Saber, Educação|

Deixar Um Comentário