O sucesso profissional tem nome: inovação

Você está aqui:Home-Carreira, Comportamento, Empreendedorismo, Mercado de Trabalho-O sucesso profissional tem nome: inovação

Imagem conceitual de inovação e criatividade

Uma das maiores preocupações — senão a maior — de uma pessoa interessada no seu próprio desenvolvimento profissional e que está investindo em cursos de graduação, por exemplo, é em relação a sua entrada no mercado de trabalho.

A apreensão é legítima, afinal, é constantemente noticiado o crescimento do desemprego em decorrência de economias instáveis. Além disso, passamos por um momento de transformação em que o número de máquinas cada vez mais tem ocupado lugares dos homens como mão de obra.

A boa notícia é que, mesmo no cenário como esse, é possível alcançar sucesso profissional e ter uma carreira estável. E o segredo para isso está contido em uma palavra: inovação.

Mais do que nunca, empresas de diferentes tamanhos buscam por colaboradores que estão a um passo a frente dos demais.

Para entender melhor essa relação entre a importância de ser inovador e o mercado de trabalho atual, elaborei este post que te ensinará como estar à frente nessa corrida pelo sucesso. Confira!

O que é inovação para o mercado de trabalho?

Atualmente, empresas de ramos diversos esperam que o profissional integrante de sua equipe vá além do tradicional e entregue ideias novas, que ainda não foram concretizadas por ninguém.

Essa capacidade do colaborador de utilizar a criatividade e o conhecimento para propor algo novo, seja um produto, um serviço ou mesmo a solução para um problema, é entendida como forma de inovação e coloca esse agente inovador sempre em relação de vantagem com seus concorrentes no mercado de trabalho.

É importante ressaltar que, embora a palavra inovação seja recorrentemente ligada à área tecnológica, todas as áreas buscam profissionais com essa característica. Portanto, se sua intenção é se tornar um médico, um engenheiro, um advogado ou seguir qualquer outra profissão, você terá que se preparar para oferecer algo novo constantemente.

Case de inovação

Há dois casos que ilustram bem esse cenário. O primeiro deles aconteceu há poucos anos, quando funcionários da Apple quando criaram um algoritmo capaz de reconhecer a voz de uma pessoa pelo celular.

O segundo aconteceu em Reykjavik, na Islândia, onde engenheiros da cidade foram responsáveis por desenvolver um sistema de transporte coletivo por ônibus movidos a hidrogênio. O resultado é a emissão de 0% de gases que contribuem para o feito estufa.

O sucesso profissional e a inovação

Quando se fala em inovar e na sua urgência para o mercado de trabalho, muitas pessoas acabam ficando nervosas. Elas questionam sua própria capacidade e também entendem que a habilidade de inovar será o fator determinante de seu sucesso profissional.

Mas não precisa ficar apreensivo por causa disso, pois há formas diferentes de desenvolver essa competência.

Assim como o significado atual de inovação está ligada à área de tecnologia, ela também está atrelada à criatividade. Por isso, é comum se pensar que inovadores têm suas ideias apenas por insights, mas a verdade é que, para ter soluções inovadoras, é preciso muito mais do que isso.

É necessário esforço para adquirir conhecimento suficiente para propor algo revolucionário e rentável. Lembre-se: você não precisa “inventar a roda” para ser inovador, mas apenas busque a solução para os problemas que norteiam sua rotina.

Busque na simplicidade a resposta. Pequenas mudanças podem ser consideradas inovações. Agora que tal compartilhar sua opinião nos contando se você se acha uma pessoa inovadora e como isso pode ajudar na carreira que deseja seguir. Deixe um comentário abaixo e vamos continuar essa conversa!

2019-03-08T15:30:23-03:008 março, 19|Carreira, Comportamento, Empreendedorismo, Mercado de Trabalho|

Deixe um comentário