Descubra o que é a técnica pomodoro e como ela pode te ajudar

Você está aqui:Início-Carreira, Comportamento, Dicas, Empreendedorismo, Organização Pessoal-Descubra o que é a técnica pomodoro e como ela pode te ajudar

Temporizador em formato de tomate para exemplificar a técnica pomodoro de memorização e aumento de produtividade e foco no trabalho ou estudo

A sua produtividade varia sempre? Em alguns dias você desenvolve suas atividades com eficácia e em outros você se arrasta e não consegue finalizar o que se propõe a fazer? Um estudo da Universidade de Illinois mostrou que focar em uma mesma tarefa por horas reduz a produtividade, enquanto pausas curtas e regulares ajudam a manter a energia — ideia da técnica pomodoro. Confira como ela pode te ajudar!

Sobre a técnica pomodoro

Desenvolvida na década de 1980 por Francesco Cirillo, a técnica foi revisada em 2013. Funciona com a estruturação de trabalho em sessões de 25 minutos, separados por uma curta pausa.

O método é extremamente simples: cada sessão de 25 minutos é um pomodoro. Quando você completar um, faça uma pausa de 5 minutos antes de embarcar no próximo. Quando você tiver completado 4 pomodoros dê uma pausa maior para descansar e recarregar as energias.

No início, pode parecer um contrassenso parar tantas vezes durante todo o dia. Mas a pesquisa mostra que isso pode realmente melhorar o seu foco quando você retornar à tarefa que você está trabalhando.

Como usar a técnica pomodoro

Verifique sua programação

Olhe para a sua lista de afazeres e adicione a ela todas as tarefas do dia. Estime em quanto tempo cada tarefa deve ser executada e, então, atribua horários a elas. Também agende o tempo das pausas: 5 minutos para cada sessão concluída mais 30 minutos de pausa após 4 pomodoros.

Defina o temporizador

Antes de começar, certifique-se de que você tem tudo que precisa para começar suas tarefas e defina o temporizador para o período de trabalho. Você pode usar o cronômetro do celular, por exemplo. Lembre-se de minimizar as interrupções: feche a porta do escritório, desligue o telefone e as alertas de e-mail e chat.

Dedique-se apenas à tarefa

Dedique toda a sua atenção para a tarefa em mãos durante a sessão. Para isso, não se deixe distrair com pensamentos sobre outras tarefas. Caso você termine sua atividade antes do tempo, use os momentos restantes para atividades de rotina ou para outras tarefas curtas. É uma boa ideia fazer uma nota de quantos pomodoros cada tarefa agendada gastou, de modo que você possa usar este dado para o planejamento futuro ou para comparar os níveis de produtividade conforme o tempo passa.

Faça uma pausa curta

Quando o temporizador alertar, faça uma pausa de 5 minutos mesmo se estiver “em fluxo”, pois essas quebras são o seu tempo para recarregar as baterias e melhorar a sua produtividade. Fique longe da sua mesa, se movimente e evite pensar sobre o que você está trabalhando: esta é a chance para o seu cérebro absorver o que você aprendeu.

Faça uma pausa longa

Quando sua pausa é longa, reinicie o cronometro para a próxima sessão e continue seu trabalho. Quando você tiver concluído 4 pomodoros, faça uma pausa longa para caminhar, se alimentar, ler um livro ou qualquer outra coisa que “limpe sua mente”. O importante aqui é repor seus níveis de energia.

As vantagens da técnica pomodoro

Usar a técnica pomodoro ajuda na gerência eficaz do tempo e faz grandes projetos parecem menos esmagadores. Ela também incentiva você a minimizar as distrações, já que o intervalo de trabalho é limitado. Além disso, pesquisas mostram que intervalos curtos e regulares são bons para sua saúde e melhoraram a sua concentração.

A técnica pomodoro exige pouco mais do que um temporizador e pode melhorar sua saúde e sua produtividade. Experimente-a e, então, volte aqui para compartilhar os seus resultados em nosso campo de comentários!

Se você prefere usar a tecnologia a seu favor quando o assunto é aumento de foco e produtividade, acesse nosso artigo: “5 ferramentas tecnológicas para ser mais produtivo nos estudos e no trabalho” e veja como.

2019-03-18T11:33:37-03:0018 março, 19|Carreira, Comportamento, Dicas, Empreendedorismo, Organização Pessoal|

Deixar Um Comentário