O governo do estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro, publicam hoje nos jornais da cidade um anúncio onde comemoram a escolha da cidade como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e cometem uma gafe grotesca, e até primária, para um país que se intitula “O país do futebol”.
O anúncio traz uma bola antiga e uma nova para festejar o fato do Maracanã ser o único estádio do mundo a abrigar duas finais de Copa (1950 e 2014). O anúncio ignora, no entanto, que o feito já pertence a outro estádio: o Azteca, da Cidade do México, que sediou as finais em 1970 e 1986.
Em 1970, o estádio mexicano foi palco do tricampeonato brasileiro, quando a seleção, comandada por Pelé, bateu a Itália por 4 a 1. Em 1986, o Azteca voltou a ver um campeão mundial: desta vez, a Argentina, que derrotou a Alemanha por 3 a 2 na decisão.
Acredito que essa seja apenas uma das gafes que teremos o desprazer de ver daqui até a Copa. E não estou falando só de anúncios publicitários, falo de venda de ingressos, verbas estouradas para construção/modernização de estádios, etc. (Sim, não acredito que a CBF e os governos estaduais consigam fazer a Copa do jeito certo).
Eu não me animei em saber que o BR iria sediar aliás só de imaginar que Salvador tá na lista dá até vergonha por inúmeros problemas existentes na cidade. Enfim!
1. "traz"
2. deve ter algum político que gosta de assistir o galvão bueno narrando jogo por trás da idéia…
Pior que esquecer do estádio Azteca é esquecer o que aconteceu no Maracanã na final de 1950 e tentar associar isso com um suposto motivo para comemorar a próxima final no mesmo estádio.
O impacto negativo foi muito maior pela lembrança da copa de 50 e inevitável associação com a de 2014 que o esquecimento do Azteca.
O que os publicitários não fazem por uma sacadinha criativa nascida de primeira, né?
Khristian, obrigado pela correção. Não fiz a '"bendita" revisão depois que digitei.
Fala Alê,
O Reality está realizando um concurso cultural que dará 2 livros de Planejamento estratégico Digital, do Felipe Morais, participe 😉
Analise Sincronica & Diacronica esses malditos publicitarios não estudam pelo visto……. ou uma simples pesquisa histórica, só de pensar que SP vai sediar uma Copa imagina se chover a semana toda ?? kkkkkkkkkkkkkkkkk vai virar Polo Aquatico
Concordo 2000000% com seu pensar. O Brasil fazer Copa e não vai ser o setor público que vai pagar a conta? Me engana que eu gosto. Fizeram um JOGOS PANAMERICANOS repleto de falhas e de quebra hiperinflacionado. Aí da noite para o dia, vai aprender a realizar uma Copa, preservando o erário. Tá! Sei!
Vai enganar outro.
é por esses e outros motivos, que eu já me preocupo com a copa no brasil!
Parabens pelo blog!
[…] aletp.com » Rio comete gafe primária em anúncio publicitário após confirmação como sede da Co… aletp.com/2009/06/01/rio-comete-gafe-em-anuncio-publicitario-apos-confirmacao-como-sede-da-copa-de-2014 – view page – cached Blog sobre publicidade, propaganda, marketing, design, artes e fotografia — From the page […]
jornais rio de janeiro…
Who says the internet is full of garbage?? Great post, I was searching for jornais rio de janeiro and came across it. Glad I did….
Bom blog, mas dá pra dizer quem fez a peça das bolas?
o bruce é lindo gotozão