Qual a hora certa para minha pós-graduação?

Você está aqui:Início-Carreira, Educação, Mercado de Trabalho-Qual a hora certa para minha pós-graduação?

Grande parte das pessoas que se formaram em algum curso de graduação já se questionaram sobre a importância e a hora certa de fazer uma especialização na área.

No cenário atual, em que ter uma graduação é cada vez mais comum e que a produção de conhecimento cresce e se renova constantemente, fazer uma pós-graduação é, sem dúvida, um diferencial e um investimento certeiro. E para deixar sua decisão ainda mais assertiva, listei no post de hoje algumas dicas que conduzirão melhor a sua escolha.

Como escolher uma pós-graduação?

No Brasil, existem dois tipos de pós: as Stricto Sensu e as Lato Sensu.

Na pós Stricto Sensu, os cursos são voltados para pessoas que querem se aprimorar na área de ensino e pesquisa e dividem-se em mestrado e doutorado. Na pós Lato Sensu, eles são voltados diretamente para a atuação no mercado de trabalho, incluindo as especializações e os MBA (Master Business Administration), que devem ter uma duração mínima de 360 horas.

É preciso avaliar as opções e modalidades que melhor se encaixem nos seus objetivos de vida e possibilidades.

Se o foco é investir na atuação direta no mercado de trabalho, muito provavelmente uma especialização trará melhores resultados do que um mestrado. Para quem quer investir especificamente na área de negócios e gestão empresarial, um MBA, com certeza, lhe fornecerá os conhecimentos necessários. Assim, a primeira coisa a descobrir para tomar uma boa decisão é qual área de atuação você tem mais afinidade e considera que vale a pena se especializar.

Outro ponto importante é considerar a instituição de ensino. Sua infraestrutura, corpo docente, renome no mercado e até mesmo a distância a percorrer para assistir às aulas.

A vontade de investir na carreira e a impossibilidade das pessoas se deslocarem entre longas distâncias para frequentarem os cursos presenciais tem feito com que as especializações na modalidade educação à distância (EAD) sejam cada vez mais requisitadas, incluindo cursos stricto sensu e lato sensu nas áreas de humanas, exatas e biológicas.

Qual a hora certa para fazer uma escolha?

Sempre é hora de se aprimorar, uma vez que o mercado está em constante atualização. Fazê-lo na hora certa pode potencializar ainda mais seus resultados. Assim, se você acabou de se formar, tem pouca experiência trabalhando e não sabe exatamente para qual área seguir, talvez valha a pena explorar um pouco mais suas habilidades até ter mais certeza.

Por outro lado, se você já trabalha na área em que quer investir e deseja ser um diferencial no mercado, saiba que a pós pode ser ideal para você. Entretanto, existem algumas dicas para você conseguir focar na carreira profissional e acadêmica ao mesmo tempo, além da flexibilidade dos cursos EAD.

É importante saber que qualquer tipo de pós-graduação, seja na modalidade presencial ou à distância, exigirá de você dedicação para a leitura e o estudo, uma vez que ela fará do seu perfil profissional um especialista no assunto, antenado com as mais recentes descobertas científicas. Ou seja, detentor de um conhecimento que, com certeza, o levará mais longe.

Então, o que concluiu? É hora de apostar em uma especialização ou o momento é de se profissionalizar um pouco mais no mercado? Conte para nós sua decisão através dos comentários.

2020-03-26T15:47:24-03:0026 março, 20|Carreira, Educação, Mercado de Trabalho|

Um comentário

  1. Fui promovido, e agora? 09/maio/2020 em 20:53- Responder

    […] formação gerencial é muito útil para os novos gestores. Esse conhecimento técnico permite uma visão mais […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo