O Fiat Concept Car II, FCC II, foi o único modelo de automóveis premiado no Brazil Design Awards, premiação organizada pela Abedesign, Associação Brasileira de Empresas de Design, em evento durante a Brazil Design Week, que acontece até o dia 6 de novembro, na Fecomercio, em São Paulo.
O conceito da Fiat foi um dos 12 premiados, dentre os mais de 460 projetos selecionados. Os trabalhos foram julgados sob o olhar prioritário da inovação, com critérios pertinentes à essência da criatividade, entre produtos de natureza distinta, objetivando discutir excelência em linguagem, originalidade, técnica e inserção social. Com a premiação, o FCCII está pré-seleciado para a edição 2010 do IF Design Awards, uma das mais importantes premiações de desenho de produto, que acontece em Hannover, na Alemanha.
Com linhas inspiradas em um buggy para explorar ao máximo a sua agilidade, dinamismo e robustez, o FCC II remete seu usuário ao prazer de dirigir com toda a segurança. É jovem, futurista, um convite a aventura, à integração com a natureza e seus elementos. O design é simples, fluido, porém, extrapola o conceito de minimalismo.
Para reforçar ainda mais seu vínculo com a natureza sua carroceria foi pintada de verde cítrico. A cor viva das partes suspensas proporciona um contraste agradável com o cinza das partes estruturais, que remetem a informações tipicamente industriais, tecnológicas e mecânicas – uma combinação que transmite sensação de proteção e resistência.
Ao ser observado por um plano superior, capô e pára-lamas ― dianteiros e traseiros ― guardam uma semelhança com os pássaros. Sua inclinação lembra asas retraídas, se analisadas em conjunto com o bico do FCC II. Quando visualizado frontalmente fica evidente sua forte personalidade e agressividade. O conjunto ótico composto por faróis de xenon e LEDs, aliado aos pára-lamas, remetem ao olhar de um animal selvagem. O pára-choque, com “peito de aço” e proteção lateral, reforça a imagem de robustez do veículo.
Uma análise do seu design lateral indica claramente a inspiração esportiva de um buggy. A carroceria aberta leva os usuários a desfrutar o máximo de contato com os elementos da natureza. No seu interior a filosofia de peças flutuantes se repete, dando solidez ao conceito. As peças do console, em forma de duas asas, partem em direção ao quadro de instrumentos do motorista e a um porta-objetos para o passageiro.
O FCC II tem 3.245 mm de comprimento, 1.814 mm de largura, 1.480 mm de altura e 2155 de entreeixos. O vão livre do solo é de 193 mm. As rodas com aro de 19 polegadas estão calçadas com pneus 255/55 R19 e seu peso total é de 980 quilos. A longa distância entreeixos aproxima os eixos das extremidades do veículo proporcionando excelentes ângulos de ataque e saída. Esse é um detalhe importante, que favorece a aproximação e a transposição de obstáculos. Enfim, o FCC II é um verdadeiro off-road.
“linhas inspiradas em um buggy “? <= pra mim, isso É um buggy