Carreira Pesquisa

Sabe por que jovens têm mais chance na entrevista de emprego?

Pesquisa com 108 empresas brasileiras mostrou que em 58% dessas empresas, a idade do candidato é um fator relevante na seleção em uma entrevista de emprego

experiência conta, e muito, na hora da contratação, mas, na prática, as empresas continuam dando preferência aos candidatos mais novos nos processos seletivos.

Uma pesquisa com 108 empresas brasileiras mostrou que em 58% dessas empresas, a idade do candidato é um fator relevante na seleção para uma vaga de emprego. A estudo foi feito em parceria pela consultoria PwC (PricewaterhouseCoopers) e a Fundação Getúlio Vargas.

O estudo mostrou que a vantagem dos mais jovens se deve menos ao mérito de quem está em começo de carreira e mais ao preconceito dos recrutadores (e das empresas) em relação aos profissionais com mais de 45 anos, 50 anos.

5 conclusões foram apontadas como sendo barreiras para a contratação de pessoas mais velhas. São elas:

1. São mais flexíves

96% dos entrevistados consideram que os profissionais mais velhos são menos flexíveis e adaptáveis às mudanças do que os mais jovens.

2. Têm familiaridade com novas tecnologias

A facilidade dos mais jovens ao trabalhar com novas tecnologias é também um fator que alavanca as chances das novas gerações no mercado de trabalho. Segundo a pesquisa, 80% dos entrevistados dizem acreditar que os mais velhos têm dificuldade em relação ao isso.

3. Tendem a ser mais atualizados

69% dos entrevistados entende que os mais jovens são mais atualizados em relação às exigências do mercado do que os mais velhos.

4. Acomodação

A proximidade com a aposentadoria desestimula a contratação dos profissionais mais experientes. Para 63% das companhias os profissionais mais velhos são mais acomodados.

5. Reconhecimento da liderança

56% citaram a dificuldade em lidar com chefes mais novos como uma barreira na hora de contratar e reter funcionários mais velhos.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário