Carreira Dicas Educação Internet

5 dicas para aproveitar o potencial da internet para os estudos

Dicas para aproveitar todo o potencial da internet para o estudo. Uma rede repleta de informações para pesquisar e se atualizar.

Dicas de estudo Menina iPad

Muita gente usa a internet apenas para interagir instantaneamente com os amigos nas redes sociais, ler websites de lazer e entretenimento ou para enviar e-mails. Mas esta é uma forma muito simples e pouco proveitosa de usar o potencial da rede mundial de computadores. Até porque a internet pode ser um canal formidável para estudar, pesquisar e se atualizar, já que uma grande quantidade de informações pode ser trocada e compartilhada on-line.

Que tal ver algumas formas de usar a internet em seu benefício próprio, com o objetivo de fixar melhor as matérias ou encontrar coisas novas acerca do que precisa estudar? Veja agora algumas formas de fazer isso!

1. Você pode ver fóruns on-line

Há vários fóruns de discussão sobre distintos assuntos na internet. Com eles você poderá descobrir dicas valiosas de estudo para realizar provas, trocar ideias com pessoas de lugares distantes, interagir com outros estudantes e professores, ver propostas de bibliografia e muito mais.

2. É possível acessar cursos on-line

O mundo virtual traz enorme quantidade de cursos que proporcionam videoaulas, apostilas e e-books sobre vários assuntos. Dessa forma, você poderá aprender muito mais no local e horário que ficar mais fácil: na própria residência, bem à noite, nos intervalos do trabalho, ou ainda no trajeto de um local para outro por meio do uso de um tablet ou aparelho sonoro portátil.

Recurso válido para você aprender mais sobre as disciplinas em que tem dificuldade ou para ter um ótimo suporte ao conteúdo da graduação ou processo seletivo que tem pela frente, por exemplo.

3. Faça buscas em portais confiáveis

Você poderá ler as últimas informações sobre determinadas disciplinas ou temas em websites especializados, como portais dedicados a legislação e artigos jurídicos, lógica e matemática e dúvidas de Português, entre outros. Os websites que forem relevantes e que você gostar de acessar constantemente poderão ser acrescentados na sua pasta de favoritos, a fim de serem visualizados quando quiser.

4. Crie notificações para assuntos de seu interesse

Você sabia que o Google pode enviar e-mail com notificações sempre que uma nova notícia que aborde determinado assunto seja publicada e captada por seu mecanismo de buscas on-line? No browser Google Chrome você poderá solicitar ao software que o alerte sempre que um website tiver notificações sobre assuntos de seu interesse.

5. Use aplicativos para gerenciar suas tarefas e organizar os estudos

Existem diversos aplicativos, como o Asana e o Evernote, que auxiliam o estudante a gerenciar as tarefas a cumprir.

Você deve procurar pela interface que mais lhe seja agradável, a fim de que você sinta motivação para usar o software. Nesses aplicativos, você poderá criar notas de trabalho, salvar o conteúdo web que lhe interessar, adicionar lembretes, sincronizar todos os dispositivos onde o software está instalado e compartilhar os dados salvos.

Com a organização em alta, você dará conta de seus estudos com muito mais agilidade e segurança.

Aqui no blog há um post com dica de 6 aplicativos fundamentais para organizar suas tarefas.

A internet evoluiu rapidamente tornando-se atualmente a principal fonte de informações para muitas pessoas, acerca dos principais assuntos. E já que existe uma quantidade assombrosa de temas e questões para se visualizar na rede, por que não se valer da oportunidade de alcançar um sentido mais proveitoso para tudo isso?

Aproveite as informações específicas que estão na internet para potencializar seus estudos, aprender mais rapidamente e fixar o que for preciso!

E você? Estuda pela internet em algum website? Deixe um comentário e compartilhe sua dica!

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário