Aletp - Alessandro Temperini

Revista Rolling Stone ameaça processar meu blog

Recebi agora pouco um e-mail do departamento interno que cuida da marca da Rolling Stone. Nele eles ameaçam processar o aletp.com caso eu não retire do ar (hoje, até as 17h) o post que fiz divulgando um trabalho criativo para a revista [clique aqui para ver]. Segundo o e-mail eu usei de forma indevida a marca que é protegida por direitos de Copyright.

Posso estar errado, mas não considero a divulgação da campanha (aqui no blog) uma forma de uso da logomarca, até porque o que divulgo é o trabalho criativo da agência que o realizou. Inclusive não critiquei, pelo contrário, valorizei o trabalho.

A postagem, que foi feita em 14/fev deste ano e teve como fonte o Brainstorm#9. Entrei em contato com o Carlos Merigo e descobri que ele recebeu o mesmo e-mail. Inicialmente fiquei PUTO e pensei em deixar rolar, mas vou seguir o bom senso e postar uma nota de censura.

Vou me informar melhor (juridicamente) sobre tudo e volto a escrever sobre o assunto em breve.

Incluir comentário

  • » “Rolling Stone: Where Revolution and Hipocrisy Coexist.” »» 3pontozero - tecnologia, cibercultura, soluções e nem uma vírgula a mais ;D disse:

    […] Depois do Google, a empresa que não faz o mal, mas que se você usar aquela bosta de logotipo deles para fazer um fan-blog ela lhe bane do Adsense, e que também não hesita em ceder à censura chinesa em nome de seus bilionários interesses, a Rolling Stone saiu de sua toca lá no quinto dos infernos para enxer o saco dos blogs brasileiros Brainstorm #9 e Aletp.com. Segundo o e-mail que os editores dos respectivos sites afirmam ter recebido, o motivo teria sido porque – assim como o Google Discovery “usou indevidamente a marca Google” em um blog que praticamente promove a própria empresa – eles teriam “usado indevidamente a marca Rolling Stone” ao publicarem sem autorização prévia fotos de uma campanha publicitária da revista – isto é, na pior das hipóteses, fazendo de graça o que eu cobro para o Adsense. […]

  • Acho que é o momento de responder à isso.
    Chega de falar da revista.

    Li no Brainstorm #9 isso ontem e achei um absurdo.
    Aí vejo agora a mesma coisa….

    A divulgação que era feita das peças foi censurada pela própria empresa….Se a empresa não quer ser comentada, o que há de melhor que ficar quieto e fingir que ela não existe?
    Vai continuar sendo vendida nas bancas, mas vai existir a dúvida se a revista é legal ou não. Só comprando pra saber……mas até aí tem um chão…

    [ ]´s

  • Pau neles Ale…hehe… mas concordo com o Camilo, bota eles na gaveta e esquece que hoje tem uma publicação nacional… inclusive, é uma bosta.

    []´s

  • Nossa simplesmente rídiculo ! Concordo com todos acima e acho que isso não pode ficar assim…e a liberdade de divulgação ! o blog é uma espécie de informativo, com oniões diferentes, era mesmo o que faltava o pessoal cair de pau, encima da gente, nessa altura do campeonato ! Vamos a luta blogueiros de PP beijos
    Helena

  • Olá, Alessandro. Gostaria de oferecer a minha ajuda e da equipe do Blog da Rua para quaisquer eventualidades.

    Essa atitude da revista Rolling Stone provavelmente deve ser uma reação a queda de vendas do mercado editorial. Mas, sinto muito, não é dessa maneira que eles vão melhorar ou manter as vendas da revista, muito pelo contrário, se não aprenderem a utilizar essa ferramenta vão sair do mercado em breve.

  • […] Ambos os sítios já meteram a boca no trobone (Alept e Brainstorm#9) acusando a Revista, cuja campanha lembra em muito as imagens de outra campanha polêmica da empresa italiana Benneton na década de oitenta, de censura. Não é censura: é ameaça. Quanto ao seu teor, reproduzido parcialmente pela Brainstorm, me parece inteiramente equivocado ao reclamar acerca do uso de sua marca. Os blogs não estão se utilizando para si, ou com intuito de lucro, das marcas da empresa. Ao contrário divulgam uma campanha por ela realizada, atribuindo, inclusive, méritos pela sua qualidade. Rolling Stone vs. Blogs – Direito e Trabalho Both the sites have already exposed the case (Alept e Brainstorm#9) accusing the magazine of censorship. [The present campaign reminds us of a similar controversial campaign from the Italian company Benneton back in the 80’s] But it is not censorship: it is intimidation. About the message’s content, partially disclosed by Brainstorm, it seems to me totally wrong to charge the blogs for the use of the brand. The blogs were not using the brand in their favor, or for commercial purposes. On the contrary, they were promoting the magazine’s campaign, positively commenting about the pieces’ quality. Rolling Stone vs. Blogs – Direito e Trabalho […]