É sempre a mesma coisa. Basta um logotipo de um grande evento ser anunciado, que logo vem os “advogados do diabo” para infernizar os criadores das marcas.
No caso do logotipo que será usado por Madri na sua candidatura para sediar os jogos olímpicos de 2020, as críticas têm fundamento.
O logotipo foi baseado no desenho apresentado em um concurso por Luis Peiret, um estudante de design. Originalmente, o desenho tinha a intenção de retratar os arcos da “Puerta de Alcalá“, tradicional símbolo turístico de Madri, com as cores dos jogos olímpicos.
Quando o COE alterou a concepção original do logo, os problemas ficaram visíveis. Primeiro eles trocaram as cores originais das cinco argolas que representam as olimpíadas. A cor preta, que representa o continente africano, foi substituída por – pasmem – rosa.
Não contente, a equipe de criação do COE (dúvido que apenas uma pessoa seja responsável por destruir essa marca), cortou na parte inferior as letras que compõem o logotipo. Parcialmente visíveis, oferecem equívocos em sua interpretação. Em vez de mostrar um M e o número 2020, parece que diz apenas 20020. Comentários nas redes sociais já tiram sarro do logo, dizendo “Madri 20020“.
O criador do logotipo que ganhou o concurso, e como prêmio recebeu 6.000 euros para investir nos estudos, diz que não se incomodou com as modificações. Segundo ele: “A inscrição pedia ideias para o logotipo e não o trabalho pronto. Eles tinham o direito de mudar. Logicamente prefiro a minha versão”.
A montagem foi tão infeliz, que quando vi o logo pela primeira vez, pensei se tratar de um display de chinelos de dedo, desses que encontramos na lojas de varejo durante o verão. É, desta vez o pessoal tem, e muito, o que criticar.
Madri, que já havia perdido para o Rio de Janeiro a disputa para a Olimpíada de 2016, concorrerá com Roma, Istambul, Tóquio, Baku e Doha. Os Estados Unidos e a África do Sul decidiram cair fora da disputa não indicando nenhuma de suas cidades. O resultado será anunciado em setembro de 2013 pelo Comitê Olímpico Internacional.
Se depender do logotipo, eles podem começar a pensar em sediar as Olímpiadas de 2024.
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