Pela primeira vez os “Caçadores de Mito” (MythBusters) protagonizam um filme publicitário. Adam Savage e Jamie Hyneman desvendam um mito na nova campanha de Listerine, criada pela JWT Brasil, com produção da Delicatessen. A estréia foi feita no dia 21 de fevereiro, no intervalo do Big Brother Brasil 8, e a veiculação inclui TV aberta e cabo no Brasil e também em toda a América Latina.
A dupla, que conquistou o público ao aplicar a Ciência às questões do dia-a-dia, criou um experimento para investigar se “Escovar os dentes e passar o fio dental deixa a sua boca completamente limpa?” Seguindo o formato do programa, Adam e Jamie desvendaram esse mito, já que os dentes representam apenas 25% da boca. A conclusão é que só com Listerine é possível ter a boca completamente limpa, afinal, Listerine age na boca inteira e mata 99% dos germes causadores do mau hálito. Comprovado por meio de estudos científicos e independentes, Listerine penetra mais fundo na placa bacteriana e elimina mais germes que outros anti-sépticos bucais.
“Nosso objetivo com a campanha é principalmente educar o consumidor em relação à importância do uso de Listerine na rotina diária de higiene oral. Além disso, escolhemos os ”Caçadores de Mitos” porque eles conseguem transmitir credibilidade, humor e irreverência e esses valores estão alinhados à identidade da marca” afirma Eduardo Siqueira, gerente de Listerine Brasil.
Com criação de Fábio Brandão, que assina a direção de criação com Ricardo Chester, e direção de cena de Gustavo Leme, o filme foi rodado em São Francisco, no M5 Industries. No mesmo estúdio de efeitos visuais em que gravam o programa, Adam e Jamie estavam à vontade, sempre bem-humorados, e conseguiram até liberar a equipe de filmagem antes do prazo esperado, para assistirem ao Super Bowl.
Adam foi a “cobaia” da engenhoca e ficou de boca aberta por quase três horas. Durante as filmagens, foram utilizados 30 litros de Listerine, 30 escovas de dente, 50 caixas de fio dental.
“Este filme é um marco significativo na comunicação da marca e, ao mesmo tempo, dá continuidade à linha que adotamos nas últimas campanhas”, diz Luciana Rodrigues, diretora da conta na JWT. “A propaganda de Listerine inclui um tom bem-humorado, com personagens e situações inusitadas para envolver o público. Nos últimos dois comerciais, apresentamos uma dupla de jovens em busca de uma boca limpa de verdade. E agora recrutamos a famosa dupla “Caçadores de Mitos” para demonstrarem a importância do produto para a higiene bucal”.
Os Caçadores de Mitos
Um celular pode provocar uma explosão num posto de gasolina? A gente se molha mais correndo ou andando na chuva? Um microondas pode se transformar em uma bomba se colocarmos dentro dele utensílios de metal? Para desvendar essas e outras lendas urbanas, Adam Savage e Jamie Hyneman protagonizam “Os Caçadores de Mitos”, programa de TV que estreou em 2003 no Discovery Channel e se popularizou no Brasil ao ser apresentado no Fantástico, da TV Globo, em 2006.
Adam e Jamie são especialistas em efeitos especiais, com ampla experiência no campo da animação eletrônica e na construção de máquinas. Utilizam estes conhecimentos para desvendar mitos, sempre com bom-humor e experimentos incríveis. Eles participaram de megaproduções como Inteligência Artificial, de Steven Spielberg; Aracnofobia; Top Gun, com Tom Cruise, e videoclipes de Peter Gabriel.
Fundada por Jamie, a M5 Industries é uma companhia de efeitos visuais, em São Francisco. Além de construir material para ser utilizado em filmes, a equipe desenvolve protótipos de brinquedos e projetos de “animatronic”, que simulam os movimentos de seres vivos, combinando o teatro de fantoches e a robótica.
Clique no botão abaixo e assista o comercial [se você está lendo este pela newsletter enviada por e-mail, clique aqui para assistir]:
Ficha Técnica (filme)
Título: Mythbusters
Cliente: Johnson & Johnson
Produto: Listerine
Criação: Fábio Brandão
Direção de Criação: Fábio Brandão, Ricardo Chester
Planejamento: Guega Rocha, Caio Del Manto, João Gabriel
Direção de Planejamento: Ken Fujioka
Mídia: David Ralitera, Luciana Mariano
Direção de Mídia: Ezra Geld
Atendimento: Luciana Rodrigues, Felipe Zorzi, Isadora Coelho
Aprovação Cliente: Ana Almeida, Luis Ruiz, Eduardo Siqueira, Deborah Goldkorn
Produção de RTV: Juliana Motta
Direção de RTV: Anna Bohm
Produtora: Delicatessen
Diretor: Gustavo Leme
Pós Produção: Casablanca
Produção: Equipe Delicatessen / Independent Artists
Montagem: Gustavo Leme
Produtora de som: Sax
Enviado pela Kelly Casarin da Santa!Comunicação
ola,me chamo amanda e adoro os caçadores de mitos
é um programa muito interesante
e o adan é muito engraçado
já o jeime o mais quieto e sério mas também é muito inteligente e esperto
adoroooooo vcssssssssss