73% das mães ouvidas numa pesquisa da School Family Media, nos EUA, responderam que materiais promocionais ou de publicidade dirigidos aos pais são mais bem aceitos do que aqueles dirigidos às crianças.
Segundo o estudo, 6% disseram que nenhum dos dois tipos é aceitável e 18% acham que ambos estão OK. Há ainda 3% das mães que pensam que os mais aceitáveis são os materiais promocionais dirigidos às crianças.
O estudo indica que a publicidade que é dirigida aos pequenos tem baixa aprovação junto às mães – só 9% delas acham que tudo bem veicular pôsteres dentro do ônibus escolar. Outras 16% acham aceitável um programa de rádio com música e notícias para crianças – e também publicidade – que seja ouvido pela garotada no ônibus durante o trajeto diário para a escola.
O assunto é ótimo e cabe bastante discussão. Eu acho até aceitável publicidade dirigida às crianças, porém, tenho um filho de 7 anos que assite muitos canais de TV fechada e neles, vejo muita propaganda que distorce demais a visão de realidade e fere até mesmo alguns valores básicos que tentamos passar para as crianças. Deveria haver um mínimo de bom senso para alguns dos criativos deste público.
Li sobre essa pesquisa no Blue Bus e no Crianças & Mídia, mas há uma matéria completa sobre ela no Advertising Age.
Huum, bom senso por parte de quem cria propaganda pras crianças? Acho que essa parte é bem delicada.
Em todos os casos, eu não acho nada interessante propaganda direcionada ao público infantil, porque a única coisa que ela prega é consumo, e geralmente (principalmente em alimentos) são produtos péssimos pra idade.