Atividade física melhora a aprendizagem

Você está aqui:-, Educação, Pesquisa-Atividade física melhora a aprendizagem

Crianças brincando de patinete em parque

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostrou que crianças e adolescentes que praticam esportes com frequência e têm bom desempenho nessas atividades físicas, também obtêm melhores resultados nas atividades escolares, chegando a ter um desempenho 20% superior em relação aos alunos sedentários.

Entre os benefícios da prática exercícios estão a melhora da capacidade de concentração, do raciocínio lógico e da memória, além de ajudar a fixar conteúdo, o que influi diretamente na aprendizagem.

Se exercitar favorece o desenvolvimento motor, contribui para a integração, colabora com a autoconfiança, melhora a autoestima, contribui para uma melhor expressão e compreensão do mundo e reduz o estresse.

Além de todos esses benefícios, previne doenças como obesidade, hipertensão arterial, colesterol alto e doenças respiratórias.

Qual a melhor atividade física para crianças e adolescentes?

Essa pergunta é feita por muitos pais, e a resposta é muito simples: a que mais agrada a criança.

O ideal é que a própria criança opte pela atividade física que mais lhe agrada, testando as opções na prática, e claro, podendo trocar de esporte caso não se identifique com o que escolheu inicialmente.

A escola é uma grande aliada para ensinar as crianças a importância da prática esportiva para um estilo de vida mais saudável e equilibrado, mas um ponto importante a considerar é que a instituição escolar não deve ser apenas a única opção de atividades, os pais devem incentivar seus filhos em casa a ter o hábito de se exercitar.

Além da pesquisa da Universidade de Illinois, o relatório do Instituto de Medicina dos Estados Unidos, confirma que as crianças mais ativas prestam mais atenção, têm velocidade de processamento cognitivo mais rápido e obtêm melhores resultados nas provas do que crianças menos ativas.

O texto teve como foco crianças e adolescentes, pois foi pautado na pesquisa da Universidade de Illinois, mas você não deve ter dúvidas que adultos de todas as idades podem ter esses mesmos benefícios ao adquirirem o hábito de se exercitarem, certo?

2019-09-18T08:17:54-03:0018 setembro, 19|Bem-estar e Saúde, Educação, Pesquisa|

Deixe um comentário