Aletp - Alessandro Temperini

Jogos Olímpicos de Pequim devem turbinar publicidade mundial

Os Jogos Olímpicos de Pequim poderão fazer com que a indústria do marketing e da propaganda fique aquecida mesmo numa época de crise no mercado americano que deixa o mundo todo em sobreaviso.

Segundo uma pesquisa feita pela agência McCann, o mercado de publicidade terá, no ano que vem, um crescimento de 5,5%. Parte dessa melhora é creditada aos Jogos, uma vez que as empresas têm encarado o evento em Pequim como uma oportunidade única para se aproximar e entender o funcionamento do maior mercado consumidor do mundo que é a China.

Na China, a expectativa é de que o investimento em publicidade na mídia salte dos US$ 13 bilhões anuais de hoje para significativos US$ 22,5 bilhões até 2011, de acordo com uma pesquisa da empresa de consultoria PricewaterhouseCoopers.

Segundo analistas de mercado, a maciça propaganda feita pelo governo chinês sobre os Jogos tem levado a um engajamento do público que atrai as empresas para realizar campanhas relacionadas aos Jogos Olímpicos. Só para se ter uma idéia, apenas a passagem da tocha olímpica pelo mundo é patrocinada por quatro empresas, sendo entre elas as multinacionais Lenovo, Coca-Cola e Samsung.

No país anfitrião dos Jogos, a maior parte das campanhas vai girar em torno do orgulho chinês em receber o evento e, principalmente, em a partir dele ocupar um lugar importante no mundo.

Incluir comentário