*eckō unltd | História da marca

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Se você for uma pessoa descolada, ou tem amigos descolados, já deve ter ouvido o nome *eckō unltd. Caso você não seja tão descolado assim, certamente já viu [bp]bonés[/bp], [bp]camisetas[/bp], [bp]mochilas[/bp] ou [bp]moletons[/bp] estampado com a logomarca de um rinoceronte vermelho, ícone de destaque no mercado da moda do mundo inteiro. Em cidades descoladas e vibrantes como Nova York, Tóquio, Londres ou São Paulo, a marca americana *[bp]eckō unltd[/bp]. é um verdadeiro sucesso, e em escala global.

A história
Os apaixonados por moda, com certeza, já ouviram falar em Marc Ecko. Ele é o empreendedor que, a partir da confusão de tendências da jovem arte do grafite, criou a grife *eckō unltd. Nascido nos subúrbios de New Jersey, Marc abandonou a escola para, armado apenas com um aerógrafo e muita criatividade, tingir camisetas na garagem da casa dos pais. Logo, artistas como o diretor de cinema Spike Lee e Chuck D (Public Enemy), ouviram falar de suas criações e passaram a vesti-las. O grafiteiro, então com apenas 20 anos, resolveu transformar sua arte em moda fundando, no verão de 1993, junto com Seth Gerszberg e Marci Tapper, a grife de moda urbana *eckō unltd. (escrita com asterisco mesmo) que contava apenas com uma linha composta por seis modelos de camisetas com estampas diferenciadas. O nome da marca já demonstrava que suas criações no mundo da moda não teriam limites.

Em 1996, a grife lançou sua primeira coleção completa e seu sucesso foi imediato. Com uma forte raiz na cultura jovem e Hip-Hop, a marca se transformou em um ícone para as novas gerações, sem fronteiras. Foi muito bem aceita a fusão de design, rua, vídeo game, e esportes radicais. Em menos de uma década, as visões do agora designer Marc Ecko posicionaram com sucesso a *eckō unltd., marca mais inovadora e mais bem sucedida no mercado urbanwear do mundo, que em 2002 ultrapassou os US$ 300 milhões em faturamento. Com o sucesso novos produtos surgiram como jaquetas de couro, roupas esportivas (sportswear), tênis, mochilas, jóias, óculos, relógios e a coleção de roupas infantis (lançada no outono de 2003).

A marca desembarcou no Brasil em meados de 2004. Uma das estratégias da marca para ampliar seu mercado no Brasil foi o investimento em ações de marketing. Além de um trabalho intenso em mídia impressa, focado em veículos de moda, a marca ainda contou espontaneamente com a preferência de muitos artistas e formadores de opinião em geral, o que ajudou a fortalecer ainda mais sua imagem no mercado. A marca se tornou ainda mais conhecida nos últimos anos após ser adotada por grandes nomes americanos, de rappers a jogadores de basquete. Ganhou um ar cool, e já faz parte das marcas mais desejadas pela elite descolada. Com previsão de vendas de 1 milhão de peças para 2010, a *eckō unltd. prova que já conquistou o segmento urbanwear (moda urbana).

Um estilo de vida
Acreditando no poder da diversificação, o designer Marc Ecko tem assinalado isto através da sua habilidade em atrair uma base de clientes muito versáteis. Nos últimos 10 anos, *eckō unltd. evoluiu de uma simples marca para uma empresa de estilo de vida, abrangendo uma linha completa de produtos composta pela *eckō unltd. (masculina) eckōred (feminina), *eckō unltd. Function (Outwear), eckō Leather (artigos em couro), Marc Ecko Watches (relógios), Marc Ecko Eyewear (óculos), *eckō unltd. Storage (mochilas, malas e acessórios) Marc Ecko Footwear (calçados masculinos, femininos e infantis) e as linhas *eckō unltd. Boys e Eckored Girls (linha infantil).

A marca conta com um número variado de peças, com destaque para a linha de jeanswear e a de bonés, a mais ampla do mercado com cerca de 40 modelos. Há ainda camisetas, pólos, moletons, malharia, acessórios e roupa íntima. Os carros-chefe são as t-shirts masculinas e os jeans. Vale destacar as jaquetas bordadas com corte a laser e aplicações em nylon. O corte a laser, por sinal, é o diferencial da marca ao lado de bordados e paetês. Nada, porém, inflexível, pois a *eckō unltd. acompanha as necessidades do mercado.

O ícone

O logotipo do rinoceronte não apareceu durante alguns anos. Ele só surgiu depois que a marca participou do primeiro M.A.G.I.C. Show (Evento da indústria fashion realizado na cidade de Las Vegas). Naquele momento Marc Ecko percebeu que sua grife precisava ter um logotipo, afinal a *eckō unltd. utilizava apenas seu nome como logomarca. Com uma visão agressiva e ousada, percebeu que todos os seus competidores tinham uma mesma linha de linguagem muito similar ao logotipo antigo da *eckō unltd.: apenas o nome escrito em letras à mão de graffiteiros (tag). Foi então que surgiu a história do rinoceronte, baseada na enorme coleção de seu pai. Então pensou: rinocerontes são meio pré-históricos, até meio que mitológicos. Apesar de grande e desajeitado, é um animal muito ágil quando corre – muito parecido com a empresa dele. Além disso, o rinoceronte é um sobrevivente, é um animal muito leal, forte e único.

Mas, o mais importante sobre ele: é o único animal de quatro patas que não se move para trás, somente caminha e olha pra frente. Pronto, surgia um ícone do mundo da moda. O rinoceronte representava tudo o que Marc Ecko queria transmitir com a sua marca: fortaleza, lealdade, inteligência, originalidade. Mas, acima de tudo, uma visão voltada para o futuro. A partir deste momento o RHINO virou um ícone da marca, sendo aplicado em diversos estilos, cores e tamanhos nos produtos da *eckō unltd. Outdoors, backlights, luminosos, frontlights, intervenções na cidade e nos mais diversos espaços urbanos, além de festas e eventos musicais fizeram do rinoceronte um ícone na comunicação da marca.

Os dados
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1993
● Fundador: Marc Ecko, Seth Gerszberg e Marci Tapper
● Sede mundial: East Brunswick, New Jersey
● Proprietário da marca: Marc Ecko Enterprises
● Capital aberto: Não
● CEO: Marc Ecko
● Presidente: Seth Gerzberg
● Faturamento: US$ 1.2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 75
● Presença global: 75 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 600
● Segmento: Vestuário
● Principais produtos: Camisetas, bonés, calças jeans, mochilas, relógios
● Ícones: O rinoceronte de seu logotipo
● Website: eckounltd.com

A marca no mundo
Os produtos *eckō unltd. estão disponíveis em mais de 75 lojas próprias espalhadas pelos Estados Unidos, e outros cinco mil pontos de vendas em lojas de shoppings, lojas especializadas e lojas de departamento. A linha de produtos está disponível também internacionalmente através de vários distribuidores e lojas multimarcas em regiões como Canadá, Brasil, Europa Ocidental, Inglaterra, Austrália, Coréia do Sul, México, Oriente Médio, Hong Kong e Japão.

Fonte: Mundo das Marcas

2008-08-21T12:39:14-03:0021 agosto, 08|Marcas e Mascotes|

  1. Cescapi 21/ago/2008 at 16:44 - Responder

    Nossa, nunca vi esta marca. Nem sabia que existia. Hj vou passar no shopping e perguntar se a vendedora tem algum artigo da marca.

    Abraços”

    • joao 17/jan/2012 at 00:35 - Responder

      nao nao claro que esiste essa pora

  2. Mario 22/ago/2008 at 15:00 - Responder

    muito féra a marca “ecko” so compro camis na loja easy raider no shping onde moro..

  3. tiago 20/jan/2009 at 01:22 - Responder

    É surgiu de um grafiteiro que largou a escola! Já conhecia essa marca, a playboyzada usa mutio aqui em Brasília

  4. thiello 02/fev/2009 at 04:06 - Responder

    a marca tá bombando em gov. valadares
    realmente as roupas tem qualidade!

  5. luizinho 02/mar/2009 at 18:16 - Responder

    estou desenvolvendo uma marca melhor que ecko!!??

  6. cah 25/maio/2009 at 19:23 - Responder

    noss eu soh uso ecko roupas e bolsas são lindas!!!!!!!!!

  7. Renan santos 28/maio/2009 at 16:57 - Responder

    Loça loça essa marca só compro na loja da ecko no shoping morumbiii e as história é show vou larga a escola tb kkkkkkkkkkkkkkkkk
    abraços

  8. minicL1F 20/jan/2010 at 20:38 - Responder

    essa marca fica mais famosa quanduh o Marc Ecko faz uma tag no avião do presidente
    http://www.stillfree.com
    olhem ai

  9. andreza 28/fev/2010 at 10:03 - Responder

    Amooo a marca eckõ mara as roupas tenis!!!
    aki em bh deu fevre todo mundo ta usando nen que seja uma peça so!!!
    s2 ecko

  10. ariane 25/mar/2010 at 14:43 - Responder

    adoroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!

  11. Ewerton R. Andrade 17/jan/2011 at 08:17 - Responder

    Que História!!! Sou louco pela marca ECKO , mesmo nao tendo muito dinheiro, eu junto e compro, acho muito fera os graffites da grife, mesmo que as do Brasil , nem chegue perto das do exterior!
    mais é isso aeee.. muito fera a história…ECKO THE BEST !!!

  12. isadora 26/abr/2011 at 21:04 - Responder

    eu tenho um tenis da ekco e antes eu não sabia sobre essa marca agora eu sei e está bombando

  13. Josilenecristinac 18/jul/2011 at 18:00 - Responder

    na verdade não e comentarios e uma denuncia tem gente piratiando essa marca  nesses tels;011 91705698 e 011 81297816

  14. daniel coelho 07/set/2011 at 21:21 - Responder

    gosto muito da marca, e queria saber existem projetos de ocúlos da ecko?

  15. Gabriel S. 17/nov/2011 at 14:38 - Responder

    weeee. ! legaal isso !

  16. Marcoantonioccosta 29/fev/2012 at 17:36 - Responder

    muito loko

  17. Context 31/dez/2013 at 22:15 - Responder

    CONTEXT – E uma grande empresa que representa a marca *ECKO UNLTD na região norte do Brasil !!! Hoje com 3 lojas na cidade de Belém-Pa , com perspectiva de crescimento para 2014 !!!

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