Coruja lança cerveja Baca; com inspiração mitológica

Você está aqui:-, Produtos-Coruja lança cerveja Baca; com inspiração mitológica

A Cerveja Coruja lança na próxima segunda-feira (9/4), às 20h, no Extra-Malte, no StudioClio, a sua mais nova criação. Baca é o nome da primogênita da família Fora de Série, uma investida ainda mais incisiva da cervejaria na arte e na cultura. A cerveja, uma amber lager pagã, com boa carga de lúpulo e toque final de pitanga, foi elaborada em parceria com Francisco Marshall, idealizador do instituto e professor em cursos de pós-graduação de Artes Visuais e História da UFRGS.

Além do lançamento da Baca, o evento discutirá a cerveja como alimento, com suas propriedades funcionais e probióticas. Para tratar do assunto, o burgomestre Sady Homrich terá a companhia da engenheira química e mestre cervejeira Amanda Reitenbach. Com harmonização do chef Cacá Borges, as cervejas degustadas serão Göttlich Divina Weiss com guaraná, de Joinville, MonDi Beer Coffee Notes, de Pelotas, e a Rogue Shakespeare Oatmeal Stout, dos Estados Unidos.

Quem não puder comparecer ao StudioClio também terá a chance de experimentar a Baca na Toca da Coruja (Rua General Lima e Silva, 1255 – Porto Alegre). Produzida em Forquilhinha (SC) e engarrafada em vasilhames de 310ml, ela será vendida primeiramente apenas nesses dois locais. A cerveja possui 5,7% de álcool e 40 IBU (unidades de amargor).

Para entender melhor o espírito da Baca, há que se remeter à mitologia greco-romana. A cerveja segue a linha lasciva das bacantes, seguidoras do culto de Dioniso (Baco, na mitologia romana). Ela ousa ao unir a pitanga à cerveja, misturando uma fruta bem brasileira com a linguagem universal do lúpulo.

Festival Brasileiro da Cerveja

A estreia, ainda sob o nome provisório de Pagã, ocorreu no Festival Brasileiro da Cerveja, no final de março. O líquido foi guarnecido em um barril exclusivo e, mais tarde, degustado e aprovado pelos participantes, com diversas menções em blogs e sites especializados.

Fora de Série

Fora de Série é a família artística da Coruja. Depois da Baca, outras companheiras chegarão ao mercado a partir de maio, sempre em parceria com nomes importantes das artes e da cultura local.

Cerveja Coruja

As Fora de Série se somam às já tradicionais Coruja Viva (Lager, 4,5% vol), Coruja Extra-Viva (Lager, 6,5% vol), Otus (Lager, 4,5% vol), Strix (Lager extra, 6,5% vol), Alba Weizen (Weizenbier, 5,5% vol) e Alba Weizenbock (Weizenbock, 6,8% vol). A linhagem começou em 2004, com uma proposta diferenciada, ligada à cultura e ao movimento cervejeiro artesanal. Desde então, a Coruja alçou voos bem altos de sua Toca, no Rio Grande do Sul, para Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Francisco Marshall

Professor Doutor nos cursos de pós-graduação em Artes Visuais e História da UFRGS, coordenador do Curso de Especialização em Museologia na mesma instituição, pesquisador e arqueólogo com atividades internacionais, é autor de diversas publicações sobre suas áreas de atuação. Também é o idealizador do StudioClio ? Instituto de Arte & Humanismo, de Porto Alegre.

SERVIÇO
Lançamento da cerveja Baca no Extra-Malte
Onde: Studio Clio (Rua José do Patrocínio, 698 • Porto Alegre)
Quando: Segunda-feira, dia 9/4, às 20h
Ingressos: R$ 50 (mesa) e R$ 40 (plateia)
Onde comprar: studioclio.com.br

2012-04-05T19:08:32-03:005 abril, 12|Cerveja, Produtos|

Deixe um comentário