Aletp - Alessandro Temperini

Beber cerveja é mais eficaz no alívio de dores do que tomar analgésicos

Segundo estudo, beber pouco mais de 1 litro de cerveja, é mais eficaz no alívio de dores do que tomar analgésicos, como o paracetamol.

Eu já escrevi sobre vários benefícios da cerveja à saúde aqui no blog (vou deixar ao final deste uma lista); detalhe: todos esses benefícios são baseados em estudos.

Hoje, fiquei sabendo de mais um, que a cerveja pode ser mais eficar no alívio da dor do que um analgésico como o paracetamol.

Um estudo publicado pelo jornal científico Journal of Pain, afirma que beber 2 pints de cerveja (1pint equivale a um copo de pouco mais de meio litro), é mais eficaz no alívio de dores do que tomar analgésicos.

Ao analisarem 18 estudos diferentes e distintos, pesquisadores da Universidade de Greenwich, no Reino Unido, descobriram que 2 canecas grandes de cerveja podem diminuir as dores em 25%. Ao elevar o nível de álcool no sangue, em aproximadamente 0,08%, o corpo reduz o limiar de intensidade da dor.

Cerveja, um analgésico efetivo

A descoberta sugere que o álcool é um analgésico efetivo que oferece reduções clinicamente revelantes dos níveis de intensidade da dor, o que pode explicar o abuso de bebidas alcoólicas entre aqueles com dores constantes, apesar das possíveis e graves consequências a longo prazo.

O que não ficou claro no estudo, é se o álcool reduz a sensação de dor porque realmente afeta os receptores do cérebro ou apenas porque diminui o nível de ansiedade, o que faz com que a dor não seja tão ruim. Neste caso, o álcool pode ser comparado a drogas opioides, como a codeína, e seu efeito é ainda mais poderoso que o do paracetamol.

Se a indústria farmacêutica conseguir desenvolver uma droga sem os prejudiciais efeitos colaterais do álcool, podemos dar adeus àquelas dores de cabeça durante uma boa ressaca.

Como prometi lá em cima, segue a lista de postagens que fiz sobre benefícios que o consumo de cerveja pode trazer ao ser humano (todos baseados em estudos):
1. 3 latas de cerveja é capaz de prevenir crises de asma
2. Cerveja hidrata igual à água após prática de esportes
3. Beber cerveja todo dia faz bem e combate diabetes
4. Cerveja tem vitamina que combate anemia
5. Beber cerveja regularmente reduz o estresse
6. Cerveja fortalece os ossos e ajuda a combater a Osteoporose

Incluir comentário