Conheça as 9 profissões do futuro

Você está aqui:Início-Coisas Legais de Saber, Educação, Tecnologia-Conheça as 9 profissões do futuro
Carro voador futurista

Os cursos mais concorridos são de medicina, direito, engenharia e daí por diante. No entanto, podemos ter uma realidade bem diferente no futuro. É isso o que indica a empresa de tecnologia Cognizant. Segundo ela, as novas tecnologias gerarão várias novas funções no mercado. Foram selecionadas, portanto, 9 profissões do futuro que devem bombar nos próximos anos. Confira abaixo!

1 – Designer de carros voadores

Carro voador

Cada vez mais parece que os carros voadores estão se tornando realidade nas grandes cidades do mundo. Não à toa diversas marcas vêm investindo nisso e, até por este motivo, a pesquisa do Cognizant aponta que em 10 anos eles já serão comuns. Em consequência disso, serão necessários designers para projetar tanto a estética quanto a parte funcional dos veículos.

2 – Arquiteto de águas

Imagem conceitual de profissão do futuro arquiteto de águas

O aquecimento global já é realidade. Ano após ano calotas polares vêm derretendo e isso já está ocasionando problemas para diversas cidades. Muito em breve, serão necessários arquiteto das águas para desenvolver projetos de urbanização para cidades afetadas por enchentes e desastres climáticos. Será necessário um profissional que domine hidroengenharia, engenharia civil, arquitetura e design.

3 – Desenvolvedor de personalidade de robôs

Robô com feições humanas pensando

Os robôs já não são mais exclusividade de séries e filmes de ficção. Cada vez mais aprimorados e úteis para uma série de tarefas, muitos já possuem inteligências avançadas. Por isso, não é difícil de imaginar um designer/desenvolvedor da personalidade de tais máquinas.

4 – Consultor de fazendas verticais

Horta vertical de alta produção

As fazendas verticais são aquelas cultivadas sobre edifícios e construções, nos quais plantações são colocadas. Para que isso funcione da maneira adequada é preciso que haja muito estudo sobre posição do sol, vento, chuva, uso controlado de água, de forma a conciliar com a vida humana que habita no local. Sendo assim, um consultor será muito bem-vindo.

5 – Inspetor de risco em robôs

Executivo clicando em ícone em tela futurista

Quem já assistiu o episódio “Metalhead” de Black Mirror sabe que inocentes robôs podem se transformar em algo muito superior. Para garantir falhas, vazamentos de dados e não infringir o código de ética do cliente serão precisos profissionais voltados 100% a isso.

6 – Gerente de design de “smart homes”

iPad controlando a casa através de app

Você sabe o que é “smart home”. Na tradução literal, “casa inteligente”. Segundo a pesquisa, no futuro a demanda vai ser tão grande para adquiri-las e manuseá-las da forma correta que serão necessários designers e gerentes para atender a população. Afinal, é preciso que a estética e as funcionalidades estejam completamente alinhadas para a necessidade de cada pessoa. Para ilustrar, nas “smart homes”, o ajuste de temperatura do ar condicionado, a iluminação e o controle de TVs, por exemplo, são automáticos. Basta um clique e sua casa está sob seu controle.

7 – Conselheiro de reabilitação para cibercriminosos juvenis

Adolescente com moletom e capuz verde digitando em notebook como um hacker

Os cibercrimes são cada vez mais constantes e exigem atenção. Com o fácil acesso a tecnologia desde a adolescência, é comum que alguns jovens mal intencionados se envolvam nesses crimes. Com a intenção de recuperá-los para a sociedade conselheiros de reabilitação precisarão agir.

8 – Designer de voz

Aparelhos caseiras de reconhecimento de voz

“Hello, Siri”. Quem nunca ouviu aqueles comandos de voz de celular que cada vez estão mais aprimorados? Pois é, muitas vezes aquelas vozes irritam pela mesma tonalidade e falta de carisma. Portanto, designers de voz já agem em prol da melhora dessas vozes. Não só para tornar mais agradáveis aos ouvidos, mas também para ajudar de forma mais eficaz o consumidor.

9 – Agente de segurança contra ciberataques

Imagem conceitual com uma bomba em formato de pixel e soldados armados pixealizados

Segundo a pesquisa, ataques virtuais devem crescer. Vazamento de dados, roubo de informações e afins. Os hackers estão à solta e não é uma missão fácil identificá-los. Portanto, agentes treinados deverão surgiu em poucos anos para prevenir tais invasões e capturar a identidade de quem está tentando cometer os crimes.

2019-11-25T15:13:32-03:0025 novembro, 19|Coisas Legais de Saber, Educação, Tecnologia|

Deixar Um Comentário