Aletp - Alessandro Temperini

Ebay | História da Marca

logo_ebay.gif

A americana ebay reinventou o leilão, atingindo muito mais possíveis compradores, podendo achar de tudo, de tudo mesmo.

História
A idéia surgiu na sala de estar de Pierre Omidyar na cidade de San Jose. Pierre, juntamente com Jeff Skoll e Meg Withman, que entrou no negócio em 1998 para dar sustentação ao sistema, começaram a trabalhar a idéia de um site que não apenas vendesse coisas, mas conecta-se pessoas. O ebay (que foi introduzido com o nome de AuctionWeb) foi lançado em 1995, no dia do trabalho, com o propósito de ser um mercado de vendas para qualquer tipo de produto na Internet. Logo se tornou um grande sucesso, como revelou uma pesquisa onde apontava que as pessoas passavam mais tempo no site da ebay do que em qualquer outro site da rede mundial de computadores. Somente em 1997 o site passou a se chamar ebay. Em outubro de 2001, o MercadoLivre firmou um acordo estratégico exclusivo com a empresa, mediante o qual o ebay tornou-se o principal acionista da companhia e ambas as empresas tornaram-se sócias para todo o continente latino-americano.

O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrands, somente a marca ebay está avaliada em US$ 5.70 bilhões, ocupando a posição de número 55 no ranking das marcas mais valiosas do mundo, além de ocupar a posição de número 9 no ranking das marca mais influentes do mundo.

A marca no mundo
Atualmente pode-se encontrar de tudo para vender e comprar no ebay, desde veículos, ilhas particulares e vilas, até grampos para cabelos. Existem cerca de 12 milhões de itens a venda, divididos em 18.000 categorias de produtos, além de 157 milhões de usuários registrados no mundo inteiro.

Com faturamento anual de US$ 3 bilhões e valor de mercado de US$ 52 bilhões, a americana ebay está presente em 33 países, com sites em 19 deles, além da China (EachNet) e América Latina, onde se chama MercadoLibre. Cerca de 74% das vendas realizadas no site são efetuadas nos Estados Unidos. O site recebe entre 1.25% à 5%, dependendo do valor do produto vendido, dos negócios efetuados.

Fonte: Mundo das Marcas flag_brasil.gif

Incluir comentário