Coisas Legais de Saber Respeito ao consumidor

Como não receber mais mensagens publicitárias em seu celular

Hoje uma colaboradora do Papo Universitário, a Bruna Andrade, ficou revoltada ao saber que assinou, sem saber, um seguro de vida de sua operadora de celular. O aceite desse seguro estava “escondido” em uma mensagem publicitária que ela havia recebido de sua operadora Vivo.

É de conhecimento popular que as operadores de telefonia celular dividem o 1º lugar em reclamações com as operadoras de convênios médicos, e não sem motivo.

O que muita gente não sabe, e a Bruna não sabia, é que a Anatel havia notificado em 2012 as operadoras de telefonia móvel para que informassem aos consumidores sobre o direito deles de não receber mais mensagens de publicidade.

O período dado para notificar os clientes foi de 20 junho a 20 de setembro de 2012, porém, ainda é possível solicitar esse cancelamento mas, é claro, que isso não é mais comunicado (se for, deve ser naquelas letras ilegíveis que aparecem em propagandas).

O cliente que se sentir incomodado com as mensagens deve enviar uma mensagem para um número específico da operadora com a palavra Sair:

• TIM – 4112
• Claro – 888
• Vivo – 457
• Oi – 55555

Após o envio, as operadoras respondem com uma mensagem confirmando a retirada do número de campanhas publicitárias via SMS. “A partir de agora, você não receberá mais mensagens publicitárias desta Prestadora”. A operadora tem de 30 a 60 dias para não enviar mais propagandas para o cliente.

Eu não havia feito na época esse cancelamento, mas diante da canalhice da Vivo (que deve ser padrão entre as operadoras), decidi cancelar esse tipo de recebimento e recomendo que vocês façam também:

cancelamento-sms-propaganda

Compartilhe nas redes sociais:

2 Comentário(s)

  • Muitíssimo grata por essa revelação! Acabou meu ódiomortal por essas malditas propagandas invasoras. Sabe de alguma dica para não receber essas propagandas por email? Eu não gostaria que eles fosse para uma caixa de SPAM eu gostaria que eles não entrassem na minha vida! rs

    • Marta, infelizmente para e-mail não há uma solução tão fácil. Se você usa algum provedor de e-mail conhecido (gmail, hotmail, yahoo, entre outros), saiba que eles já fazem bastante em relação a isso. Agora, se você utiliza um domínio específico como eu -@aletp.com – há alguns programas que você pode habilitar em seu serviço de hospedagem que fazem um filtro, mas não barram 100% e, em alguns casos, acabam mandando para o spam mensagens de amigos que anexam foto por exemplo.

      Abraços

Deixe um Comentário