Uma das maiores ações já realizadas no Brasil em redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut etc.) – promovida pela campanha Carinho de Verdade – um gesto contra a exploração sexual -, a ação “100 mil tweets contra a exploração sexual” foi encerrada no 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e foi um sucesso.
A ação de adesão, mobilização e sensibilização no enfrentamento da violência sexual (abuso e exploração) contou com a participação de cerca de 130 artistas e atletas de destaque na sociedade brasileira que utilizaram suas redes como multiplicadores da iniciativa.
A enorme adesão à campanha Carinho de Verdade, obtida desde o lançamento da ação, demonstrou o potencial da iniciativa para envolver a sociedade civil na defesa de causas sociais por meio das redes da internet. A Campanha Carinho de Verdade foi lançada em outubro de 2010 com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de se promover um amplo debate na sociedade brasileira na defesa dos direitos da infância e adolescências no Brasil.
No último dia da ação foi exibida sobre a cúpula do Museu Nacional do Complexo da República, em Brasília, uma projeção de peças da campanha Carinho de Verdade com a exposição de celebridades e pessoas comuns que aderiram à causa. A exibição do vídeo encerrou as atividades de comemoração do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Essa ação, assim como outras manifestações nas redes sociais, só provam que a opnião pública pode, e deve, utilizar desses meios para poder se expressar e se mobilizar por questões sociais que ficam “esquecidas” por aqueles que deveriam olhar por elas.
Direto da fonte.
Incluir comentário