Aletp - Alessandro Temperini

5 testes vocacionais gratuitos para ajudar na escolha da carreira

Lista com 5 testes vocacionais on-line. Realizar esses testes pode descomplicar sua decisão e ajudar a fazer a escolha certa.

Nem todo mundo consegue escolher rapidamente a profissão que irá seguir. Isso é mais do que normal, já que as dúvidas são muito comuns antes de prestar vestibular. Embora essa fase seja marcada por ansiedade e expectativa, o candidato não precisa ter pressa para optar entre um curso e outro, afinal, essa é uma escolha muito séria, que vai redirecionar o seu futuro acadêmico e profissional.

Se você, assim como outros milhões de jovens, está cheio de interrogações em relação à carreira que irá seguir, veja a lista que preparamos com alguns bons testes vocacionais online. Realizar esses testes pode descomplicar sua decisão e ajudar a fazer a escolha certa.

Teste Vocacional Veja

Recentemente, a Revista Veja solicitou que Maria da Luz Calegari, conceituada orientadora de carreiras, elaborasse um teste vocacional para orientar profissionais em atividade, bem como vestibulandos que estão com dúvidas sobre a sua profissão. A orientadora desenvolveu um completo teste com 25 questões que exploram as habilidades, preferências e objetivos de cada profissional. Ao final do questionário, é possível identificar quais as profissões são mais alinhadas para o perfil. Confira o teste aqui.

Teste Vocacional Giro de Profissões

Esse teste online é simples, prático e dinâmico. Desenvolvido pela equipe do site Giro de Profissões, o questionário inclui 40 perguntas que darão pistas sobre a personalidade do profissional e, ao final, irão apontar as carreiras que combinam mais com ele. Ficou interessado? Então acesse a página e realize seu teste agora mesmo!

Teste Vocacional Guia da Carreira

Esse teste é mais curto que os outros acima citados, mas não menos eficiente! O Guia da Carreira desenvolveu o questionário de 19 perguntas com a ajuda de psicólogos e orientadores de carreira. O resultado foi um teste exclusivo e confiável, que visa descobrir o perfil dos candidatos e indicar as profissões ideais para eles, baseadas no banco de dados do Guia das Profissões. O teste é gratuito e pode ser feito neste link.

Teste Vocacional Mundo Vestibular

Escolher a profissão não é tarefa simples, mas o Mundo Vestibular decidiu facilitar essa missão, criando um teste vocacional com 17 questões. No final do teste você terá acesso ao seu perfil profissional e lista de cursos ideais para suas aspirações e habilidades. Em poucos minutos você descobrirá quais são suas mais fortes inclinações profissionais, além de ter a possibilidade de compartilhar o resultado com seus amigos nas redes sociais. Para responder ao questionário do Mundo Vestibular, clique aqui.

Teste Vocacional by Carlos Martins

Considerado um dos melhores testes vocacionais do mundo, esse teste desenvolvido pelo psicólogo americano John Holland e adaptado por Carlos Martins para a realidade brasileira, permite que os profissionais e vestibulandos descubram as suas vocações. O teste leva em conta preferências, personalidade, experiências e até traços hereditários. Confira o teste acessando este link.

E aí, qual desses testes você vai fazer? Que tal fazer dois ou mais para ver se os resultados confirmam suas escolhas? Não se esqueça de voltar aqui para nos contar o que achou!

Incluir comentário