Bem-estar e Saúde Coisas Legais de Saber Organização Pessoal

Organização e bem-estar andam juntos?

Descubra como a organização e bem-estar estão diretamente relacionados, interferindo, inclusive, em sua saúde.

Texto de Kalinka Carvalho

Imagine um ambiente desorganizado, com materiais espalhados e fora do lugar, pilha de coisas amontoadas e uma bagunça de itens desnecessários acumulados nesse espaço. Agora imagine você convivendo nesse lugar. Qual é a sensação que você tem ao se imaginar nesse cenário? Cansaço? Confusão? Ansiedade?

Pois é, no nosso post de hoje vamos falar justamente sobre como organização e bem-estar estão diretamente relacionados. Quer saber mais? Então confira agora mesmo!

Organização em casa

Um ambiente desorganizado pode gerar ansiedade, desconforto e até mesmo mal-estar. Sem contar que quando precisamos dedicar muito tempo arrumando coisas que estão fora do lugar, mas não mantemos a organização na rotina do dia a dia, temos a impressão de que estamos gastando tempo demais em uma tarefa. E é ai que o estresse e o cansaço começam a se instalar.

Já aconteceu de você chegar em casa depois de um dia cansativo e se deparar com a pia cheia de louça para lavar ou com o quarto completamente bagunçado? A impressão é de que o cansaço se amplifica. Quando mantemos o nosso lar mais organizado, nos livramos da sensação de sempre haver algo para fazer e podemos focar em outras atividades mais importantes ou prazerosas.

Organização no trabalho

Agora vamos imaginar que você esteja em sua mesa de trabalho, realizando suas tarefas rotineiras quando o seu chefe solicita um documento e você não sabe onde encontrá-lo. Ou que você precisa usar o grampeador, mas não sabe onde o deixou na última vez que usou!

A organização no ambiente de trabalho é ainda mais influente no nosso bem-estar, pois, por ser um ambiente onde vivemos situações de maior pressão e cobrança, estamos mais sujeitos a momentos de grande tensão. Quando nosso ambiente de trabalho é desorganizado, com coisas fora do lugar e uma mesa bagunçada, esses níveis de tensão tendem a subir ainda mais.

Organizar o seu ambiente de trabalho, guardando as coisas em seu devido lugar, é importante inclusive para a sua produtividade, uma vez que você não precisa perder tempo procurando onde as coisas estão.

Organização e saúde

Mais do que uma questão de manter o ambiente bonito, a organização pode interferir diretamente na sua saúde. Ambientes desorganizados e que não são limpos com frequência podem agravar casos de alergias, desencadear ansiedade e estresse e influenciar de forma negativa na sensação de fadiga, fazendo com que ela seja maior.

5S

O 5S, apesar de ser um conceito que as empresas utilizam para melhorar a eficiência de seus colaboradores através da organização e correta destinação dos materiais, pode ser utilizado em qualquer ambiente, seja de trabalho, de estudos, ou nas rotinas de casa.

O 5S vem da cultura japonesa e representam 5 palavras que possuem significados mais profundos no que diz respeito à organização. São elas:
Seiri: utilização — possui o conceito de separar o que é necessário do que é desnecessário;
Seiton: organização — possui o conceito de que cada coisa deve estar em seu devido lugar;
Seiso: limpeza — possui o conceito de limpar e cuidar do ambiente e melhorar o nível de limpeza do lugar;
Seiketsu: higiene — possui o conceito para criação de normas e padrões para arrumação e limpeza;
Shitsuke: todos ajudam — ajuda a manter a colaboração para um ambiente mais organizado e a melhoria contínua.

A aplicação desses conceitos contribui para um ambiente mais organizado, destinando cada coisa ao seu devido lugar, descartando o que não é utilizado ou necessário e mantendo o ambiente limpo.

A organização de um lugar não depende somente de realizar arrumações periódicas. Acima de tudo é importante manter o ambiente arrumado. Quando se consegue manter as coisas em ordem, o tempo e a frequência em que as coisas precisam ser organizadas são menores e você pode dedicar mais tempo fazendo o que gosta, descansando ou até mesmo realizando tarefas que são mais importantes.

Além disso, conviver em um ambiente organizado aumenta a eficiência, transmite segurança e limpeza e permite que você se mantenha mais calmo e relaxado. Isso com certeza melhora o seu bem-estar, contribuindo para que você tenha rotinas mais leves e agradáveis!

Agora conte-nos: como você faz para se manter organizado? Como você acha que a desorganização influencia no seu humor e na sua saúde? Não deixe de contribuir com a sua opinião por meio dos comentários!

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário