Aletp - Alessandro Temperini

5 ferramentas tecnológicas para ser mais produtivo nos estudos e no trabalho

Se você está tendo dificuldades para se concentrar e se tornar mais produtivo nos estudos e no trabalho, ferramentas tecnológicas podem lhe ajudar.

Focar no estudo e no trabalho não é uma missão fácil quando se tem vários distratores a nossa volta. Celulares, redes sociais, conversas paralelas… Mas se você está tendo dificuldades para se concentrar e se tornar mais produtivo nos estudos e no trabalho, a tecnologia pode lhe ajudar a melhorar seus resultados. Isso é possível por meio de ferramentas simples que podem fazer toda a diferença no direcionamento da sua rotina. E, pensando em aumentar sua produtividade, fizemos o post de hoje com 5 dicas de aplicativos e outras ferramentas tecnológicas que vão lhe ajudar a trabalhar ou estudar melhor. Descubra:

Evernote

O Evernote é um software disponível para download em seu computador, smartphone ou no seu tablet, que trabalha como um bloco de notas inteligente. Prático de usar, ele permite que você faça anotações, lembretes e até guarde imagens, vídeos e conteúdos que você achou interessante para poder verificar mais tarde. O Evernote lhe ajuda a deixar de lado aquela velha mania de anotar todas as tarefas em papeis ou em post-its, tornando o hábito de registrar informações e lembretes mais prático e sustentável.

RescueTime


Se você trabalha ou estuda no computador pode ser comum perder um pouco do foco ao navegar pelas noticias do dia, ou quando você resolve dar aquela espiadinha nas redes sociais. Quer saber quanto tempo do seu dia esses desvios da rotina podem tomar? Essa é a função do RescueTime. O software lhe ajuda a rastrear todas as suas atividades enquanto está conectado na internet, elaborando uma planilha de resultados que pode ser avaliada por você depois. Com essas informações nas mãos, pode ser muito mais fácil planejar o seu dia e trabalhar para diminuir os minutos improdutivos na rotina.

Clear Focus


Você provavelmente já deve ter ouvido falar da técnica Pomodoro. Ela é um método de aumento da produtividade da rotina que ajuda a dividir o dia em blocos de tempo de trabalho ou estudo, intercalados por intervalos de descanso. O Clear Focus trabalha com esse conceito, ajudando você a calcular o tempo dividido entre as suas tarefas para tornar o seu dia mais eficiente.

Para baixar em aparelhos da Apple, clique aqui, caso queria para os aparelhos com Android, clique aqui.

Productivity Owl


Essa extensão do navegador Google Chrome é uma interessante alternativa para lhe ajudar a manter o foco nas suas tarefas do dia, ajudando a evitar perder tempo produtivo ao navegar na internet. Você classifica os sites mais utilizados no Productivity Owl durante a sua rotina de trabalho para que o aplicativo identifique todos aqueles que podem influenciar na sua produtividade. Quando essa extensão observa que você está sendo improdutivo ao manter aberta uma página que não foi registrada por você como importante, uma corujinha vai voar sobre o seu navegador e fechar a janela.

iDone This


Nossas rotinas de estudo e trabalho tem se tornado tão intensas que muitas vezes nos esquecemos de boa parte das tarefas que já cumprimos no dia. O aplicativo iDone This funciona como uma prática lista de conferência do que já foi feito por você na sua rotina e o que ainda está faltando terminar. Ele ainda pode elaborar um e-mail para lhe mostrar o quanto você está progredindo na produtividade de um dia para o outro, ajudando a se manter sempre motivado!

Apesar da tecnologia ser uma das grandes vilãs da produtividade, ela também pode ser extremamente útil para aumentar a sua concentração nos períodos de estudo ou de trabalho. Quais são os seus recursos para trabalhar no desenvolvimento da sua produtividade no dia a dia? Conte para nós através dos comentários comentário!

2 comentários