Aletp - Alessandro Temperini

Smirnoff | História da Marca

A história da famosa vodka SMIRNOFF têm suas origens no século 19 na cidade de Moscou. Foi em 1860 que Piotr Aersenyevitch Smirnov fundou sua pequena e promissora destilaria de vodca, chamada Trading House of PA Smirnov (que viria a ser conhecida depois por Pierre Smirnoff Company quando instalada nos Estados Unidos), e rapidamente se expandiu, não só no mercado nacional como também no internacional. Na década seguinte, o químico Andrev Albanov, descobriu que a substância Charcoal possuía excelente potencial de filtragem. Essa substância começou a ser utilizada exclusivamente no processo de filtragem da vodca SMIRNOFF, tornando-a mais transparente e de ótima qualidade. Piotr introduziu ainda uma outra inovação, a destilação contínua. Em 1886, a destilaria recebeu a honra de ser a bebida oficial da corte imperial (The Honorary Tittle Offical Purveyor to the Imperial Court).

A empresa foi autorizada a usar 3 símbolos das forças armadas russas em seu logotipo. No começo de 1900, com a revolução russa, os Bolcheviques confiscaram todas as empresas particulares do país, incluindo a destilaria Smirnov. O filho de Piotr, Vladimir, determinado em conduzir o negócio da família, fugiu, em 1917, primeiro para Turquia, depois para Polônia, acabando em Paris. Na França, ele reviveu a marca, adotando a atual escrita, SMIRNOFF, versão francesa para o nome da família (Smirnov). Vladimir encontrou em Paris um imigrante russo de nome Rudolf Kunett, que morava nos Estados Unidos, e o convenceu a introduzir seu produto no mercado americano. A produção da vodca SMIRNOFF nos Estados Unidos começou em 1934, com o produto ganhando popularidade através das décadas. Em 1939 a pequena destilaria foi vendida á Companhia Heublein, fabricante e distribuidora de bebidas. Seu proprietário John Martin expandiu os negócios com vodca a partir de 1950. Um vendedor do estado da Carolina do Sul começou a promover a vodca SMIRNOFF como uísque branco (White Whiskey). Quando os consumidores descobriram que o produto não tinha cheiro e nem perfume do tradicional uísque, começaram a misturar vodca com outras inúmeras bebidas, fazendo com que a marca ganhasse popularidade rapidamente.

Em 1952 o produto começou usar a tagline “It Leaves You Breathless”. No ano seguinte foi lançada a campanha “Driest of the Dry”. Na década de 60 a vodca esteve associada a várias celebridades e ganhou notoriedade no mercado. Em 1974 a marca chegou ao Brasil. Na década de 90 introduziu a famosa campanha “Pure Surprise”, que ressaltava a fantasia da transparência da bebida e da garrafa. Em 1999 foi lançada a Smirnoff Ice no mercado inglês. No ano seguinte foi lançada uma linha composta por vodcas com um leve sabor de frutas, denominada Smirnoff Twist, nas versões Citrus, Orange, Red Fruit e Maracujá. Outra novidade foi a introdução da Smirnoff Caipiroska. Foi desta forma que a empresa fez da marca SMIRNOFF conhecida no mundo inteiro.

Evolução do logotipo

Curiosidade
> A SMIRNOFF é a vodca mais vendida do mundo, estando presente em 150 países ao redor do planeta, sendo considerada a marca de melhor vendagem da empresa Diageo, proprietária também de marcas como Johnny Walker, Guinness Beer, Captain Morgan, entre outras.

Fonte: Mundo das Marcas

Incluir comentário

  • Em Maringá (PR), alguns supermercados estão comercializando Smirnoff falsificada. Em duas ocasiões as garrafas que comprei congelaram na geladeira. Há meses tento levar o caso ao conhecimento da fábrica, mas não consigo encontrar canal de comunicação do consumidor. Por favor, levem essa denúncia adiante, pois deixei de adquirir esse produto por mede de ser enganado novamente.

  • Gosto muito da smirnoff e sou um consumidor assíduo,porém de uns tempos para cá já tive que jogar fora umas quatro garrafas pois estavam com um gosto horrivel como se alguem tivesse feito bochecho e devolvido na garrafa.Isto aconteceu com garrafas compradas em mercados de SP,Ilha bela e Sao Sebastiao.

  • Se não me falha a memória, entre 1959 e início dos anos 60, houve um anúncio / comercial na TV com o humorista JUCA CHAVES da Vodka Smirnoff.
    Gostaria de maiores informações, e, se possível, me repasse.
    Desde já, grato.

  • hermanos. em santa cruz de la sierra, bolívia comprei duas garrafas de smirnoff SEM o bico dosador e muito fraquinha. será que é adulterada… não sei…

  • Bom dia . comprei uma garrafa de Vodka Smirnoff e amesma congelou . gostaria de saber por que . Nancy