Aletp - Alessandro Temperini

Side-car é opção para voltar para casa depois de beber

O [bp]Side-car[/bp] é um pequeno carro com uma roda só, acoplado à lateral da motocicleta. Surgiu na Europa por volta de 1900, como uma opção para levar mais uma pessoa junto à motocicleta. Os primeiros eram de vime e, logo depois, de madeira. Tinham a função básica de levar e esposa e o filho pequeno para passear. Alguns tinham até uma pequena cobertura para proteger do sol ou da chuva. Agora, o side-car está sendo adotado pela Rede Giovannetti de Choperias, de Campinas, São Paulo, como opção para transportar seus clientes que, porventura, abusarem do álcool, o que, de acordo com a “Lei Seca”, impossibilita que o motorista pilote seu veículo.

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A Rede Giovannetti adquiriu recentemente o side-car Giova, que está acoplado a uma moto [bp]FY 250[/bp]. O side-car Giova pode ser usado por um funcionário da Giovannetti que tenha dirigido o carro do cliente até o destino e possa retornar a choperia, ou até mesmo levar o próprio cliente para casa. Além desse serviço, a rede irá disponibilizar o “Gio-Van-nentti”, um serviço de van service para grupo acima de seis pessoas. Ambos os serviços são gratuitos e exclusivos para clientes da choperia.

O side-car difere de um triciclo, pois as rodas são posicionadas de forma assimétrica, formando um apoio que facilita a pilotagem. Foi muito usado na 1ª guerra mundial, principalmente pela Inglaterra, onde passou a ser veículo exclusivamente militar. Após a guerra, o side-car já havia demonstrado sua versatilidade, e começou a ser utilizado de diversas formas, como transporte de cargas e até pelos bombeiros.

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Já nos anos 20 e início dos anos 30, havia competições de velocidade com motos equipadas com side-car, mas foram interrompidas pela 2ª guerra mundial. Após a 2ª Guerra Mundial, na década de 50, criaram-se as modalidades de velocidade e o side-cross, que é uma modalidade muito popular na Europa, onde a moto recebe uma estrutura lateral, onde fica o co-piloto.

No mundo, estima-se que rodem um milhão de side-cars. No Brasil, esse acoplamento para fins comerciais e de passeio, foi desenvolvido a partir de 1997, para ser adaptado em motocicletas de baixa cilindrada, atendendo as necessidades dos micro e pequenos empresários na área de transportes. Até o ano passado foram comercializados no mercado nacional mais de 10 mil unidades.

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