Aletp - Alessandro Temperini

Como é a rotina de uma agência de publicidade?

Dentre os diversos locais em que um publicitário pode trabalhar, um dos mais comuns é a agência de publicidade. Conheça a rotina dentro de uma agência.

Trabalhar com publicidade e propaganda é sempre um desafio constante, afinal, com o avanço periódico das novas tecnologias e dispositivos digitais é necessário sempre se atualizar. Dentre os diversos locais em que um publicitário pode trabalhar, um dos mais comuns é a agência de publicidade. Um lugar repleto de criatividade e ideias, uma agência realiza diariamente diversos processos para desenvolver e executar campanhas publicitárias que comuniquem aos consumidores a mensagem que o cliente deseja de forma eficaz .

Pensando em mostrar mais de perto a realidade dessa profissão, o post de hoje mostrará a rotina em uma agência de publicidade, além de alguns trabalhos que, geralmente, são feitos por lá. Acompanhe conosco e descubra mais sobre esse ambiente de trabalho.

A rotina de cada área

As agências de publicidade são responsáveis pela criação, desenvolvimento e execução de campanhas publicitárias, identidades visuais, identidades de marcas, dentre outros serviços. Para que esse trabalho ocorra, vários setores interagem com a finalidade de reunir ideias e executar tarefas. Em um modelo tradicional de agência as áreas envolvidas nesses processos são:

Atendimento

O responsável pelo setor de atendimento é a ponte direta entre o cliente e a agência. Através dele as demandas são repassadas após serem geradas pelo cliente. Entre suas funções estão a coleta do briefing (documento que reúne as informações necessárias para desenvolvimento da demanda), seleção das áreas que vão se envolver com aquela demanda, acompanhamento, aprovação interna da demanda e aprovação externa com o cliente.

Planejamento

A área de planejamento é a responsável por desenvolver as estratégias que envolvem a demanda. Em sua rotina de trabalho são realizadas pesquisas para complementar dados do briefing e fundamentar suas estratégias, elaboração de ações, sugestão de peças a serem trabalhadas para aquela campanha, definição de conceito de campanha e elaboração de cronogramas de acompanhamento.

Tráfego

É a área responsável por dividir as demandas para suas respectivas áreas. É comum em agências menores que esse serviço seja feito pelo próprio atendimento, mas em agências de porte médio e grande existe um profissional exclusivo para essa função. Entre suas atividades diárias está a divisão de tarefas para as equipes envolvidas no projeto, acompanhamento das demandas e criação de pautas para cada área.

Criação

É na criação que a mágica acontece. Os criativos são os responsáveis por dar vida à campanha e por transformar todos os dados do briefing em peças publicitárias que transmitam, da melhor forma possível, a mensagem do cliente. Diariamente, os criativos realizam tarefas como a criação de peças publicitárias, criação de logotipos, desenvolvimento de identidade da marca, criação de embalagem de produtos e desenvolvimento de peças para meios digitais.

Redação

A redação trabalha em conjunto da criação desenvolvendo textos para as peças, revisando conteúdos, pesquisando palavras-chave relevantes para uso em seus textos e contribuindo para que a peça desenvolvida pela criação comunique da forma correta.

Web

O departamento web possui diversos profissionais que trabalham em prol de desenvolver peças, textos e estratégias digitais. Algumas das tarefas diárias desses profissionais envolve o acompanhamento e atualização de mídias sociais de clientes, pesquisas por palavras-chave, acompanhamento de Google Analytics e outras ferramentas de métricas, além da realização de campanhas de Google Adwords.

Mídia

O profissional de mídia é o responsável em alinhar a estratégia da campanha às mídias das quais serão veiculadas. Na rotina desse profissional constam atividades como pesquisas, negociação com veículos de propaganda, definição e elaboração de planejamento de mídia.

Brainstorm de ideias

Em um agência de publicidade é comum que todos os envolvidos na criação da campanha se reúnam para discutir ideias e falar sobre as informações que reuniram. Esse processo é chamado de Brainstorm. A realização dessa prática é muito importante, independente do tamanho da demanda. As ideias que um processo de Brainstorm pode trazer influenciam desde a criação de uma papelaria até a elaboração de uma campanha de lançamento de produto. Trabalhar com diferentes visões sobre um mesmo assunto permite a abertura de possibilidades e essa etapa visa exatamente isso.

Trabalhos que são desenvolvidos

Agora que você conhece a rotina de cada área dentro de uma agência, que tal saber um pouco sobre alguns dos trabalhos rotineiros de uma agência? É difícil selecionar isso, afinal, existe uma diversidade enorme de demandas geradas em uma agência todos os dias. Apesar disso, separamos algumas que são mais comuns e que, com certeza, você irá trabalhar algum dia com ela:
• Criação de campanha publicitária;
• Criação de manual de marca;
• Criação de anúncios para revistas, jornais e televisão;
• Elaboração de conteúdo para campanhas;
• Desenvolvimento de planos de comunicação;
• Produção de textos para rádio;

• Produção de vídeos para campanhas digitais ou em TV;
• Criação de logotipos;
• Elaboração de concursos e eventos.

Proatividade e versatilidade: o segredo dos publicitários

O trabalho em uma agência de publicidade é muito diversificado. Existe uma variação rica entre clientes e demandas, o que, na maioria das vezes, garante que você sempre estará criando algo novo. Apesar de muitas agências determinarem um número de clientes para cada equipe de profissionais, as demandas sempre variam muito, fazendo que cada campanha tenha sua particularidade. O segredo dos publicitários para lidar com essa variedade é a proatividade e a versatilidade.

E ai, o que achou da rotina dos publicitários? Deixe o seu comentário e nos conte qual dessas áreas você ficou com vontade de atuar. E descubra aqui sobre a rotina de outras áreas!

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