Aletp - Alessandro Temperini

Cerveja chinesa Snow é a mais vendida do mundo

Agência Estado. Com exceção dos analistas de mercado, quase ninguém fora das fronteiras da China ouviu falar da cerveja chinesa Snow, mas a bebida vai fechar o ano como a marca mais vendida em todo o mundo, à frente da Bud Light, produzida pela Anheuser-Busch. A ascensão da Snow, cujas vendas cresceram 69% no ano passado, é a mais clara evidência de que a performance na China será cada vez mais importante para os resultados mundiais das grandes fabricantes de cerveja.Os dados são da consultoria internacional especializada no segmento de bebidas Canadean, com sede em Londres. A Snow deixou para trás as marcas Budweiser, também produzida pela Anheuser-Busch, a brasileira Skol e a mexicana Corona. Em 2006, suas vendas tinham crescido 93%, de acordo com Sam Gao, gerente de pesquisas da consultoria Canadean na China. Fabricada pela joint venture entre a estatal China Resources e a SABMiller, com sede em Londres, a Snow aparecia em quarto lugar no ranking mundial em 2006 e, no começo da década, suas vendas não chegavam a 5 milhões de hectolitros por ano.Com origem na África do Sul e sede em Londres, a empresa assumiu temporariamente o posto de maior cervejaria do mundo depois da compra da Royal Grolsch, em 2007. Mas o lugar será retomado pela InBev depois da aquisição da Anheuser-Busch. Se a fusão com a Anheuser-Busch for aprovada pelo governo chinês, a SABMiller passará a ser a principal concorrente estrangeira da InBev dentro e fora da China.

2 comentários