O marketing é uma área em constante crescimento e que se desenvolve com rapidez. Por isso, o mercado é competitivo e exige profissionais atualizados, inovadores e que se diferenciem de seus concorrentes. A solução de desafios faz parte da rotina do profissional de marketing, que trabalha com diversos setores da empresa. Saiba o que você precisa para se destacar no mercado do marketing.
Conhecimentos técnicos
Além da criatividade e da solução de problemas, o profissional de marketing também precisa ter ótimos conhecimentos de informática, sendo capaz de tornar realidade suas ideias.
O mercado atual busca profissionais experientes em ferramentas de edição e vídeo, Excel e até mesmo linguagens de programação. Quanto mais você entender de informática, mais destacado será seu currículo — e, hoje, profissionais que possuem essas habilidades em alto nível são disputados pelas grandes empresas.
E a criação não é a única tarefa do profissional de marketing: é preciso também planejar ações, analisar resultados e estudar o retorno de investimentos em campanhas. Por isso, é muito importante saber lidar com números, projeções e estatísticas. São esses dados que vão mostrar que seu trabalho está alcançando os resultados desejados além de, caso necessário, apontar o que precisa ser alterado para a próxima ação.
Pensamento comercial
O profissional de marketing trabalha em conjunto com todas as demais áreas da empresa ou organização e, portanto, precisa conhecer o funcionamento do local a fundo para, através de suas ações, conquistar seu crescimento e sucesso.
Para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos, o profissional de marketing precisa ter perspicácia e estratégias comerciais, sendo capaz de transformar os objetivos da empresa em ações de marketing e, assim, auxiliar a empresa a crescer.
É essencial, também, que o profissional esteja atento aos clientes, reconhecendo seus desejos e necessidades antes mesmo que eles os declarem e atendendo-os com rapidez e eficiência. Assim, o cliente logo reconhecerá que a sua empresa é a ideal para o que ele precisa.
Presença na internet
O marketing digital é uma das maiores vertentes do marketing atual e, também, uma das que mais cresce e evolui com rapidez. Portanto, manter-se atualizado nessa área é essencial.
Sites responsivos, marketing de conteúdo e o uso de vídeos são algumas das principais tendências atuais do marketing. Redes sociais e SEO não são novidades, mas continuam sendo diferenciais e seu uso como forma de divulgação e engajamento cresce e se aprimora o tempo inteiro.
Snapchat e Periscope são duas das mais recentes ondas das redes sociais e elas já alcançaram o marketing: empresas que sabem utilizar essas ferramentas se destacam e ganham pontos com o público.
A presença na internet é importantíssima e, por isso mesmo, deve ser bem planejada. Os perfis devem ser dinâmicos, atualizados com frequência e responder com rapidez aos contatos do público. Caso contrário, a empresa passa a imagem de ser desatualizada e, assim, as redes sociais acabam tendo o efeito contrário.
Cursos e especializações
Para manter-se atualizado em tantas competências diferentes e conseguir se destacar dentro desse mercado competitivo,invista em cursos e especializações. Além de incrementar seu currículo, eles darão conhecimentos aprofundados nas áreas de seu maior interesse, tornando-o um profissional mais completo e valorizado.
Há também certificações que você pode tirar pela internet, após um rápido curso on-line, que mostram que você é um profissional que sabe o que está em alta no mercado. A Hubspot oferece certificação em inbound marketing e o Google, em Analytics e AdWords.
O marketing é uma área competitiva e dinâmica, ideal para quem busca desafios e inovação. Quer saber mais sobre a profissão? Confira nosso infográfico sobre o profissional de marketing!
[…] primeiro passo para começar a criar um plano de carreira e segui-lo é focar em aperfeiçoar sempre. O profissional que possui consciência de que deve estar sempre em uma busca por excelência já […]