Boas notícias Criatividade Curiosidades Tecnologia

6 invenções com energia renovável para inspirar qualquer engenheiro

Pensando na sustentabilidade, separei seis invenções que utilizam energia renovável para te inspirar na Engenharia Mecânica.

A Engenharia Mecânica envolve a concepção, produção e operação de sistemas mecânicos. O engenheiro formado tem conhecimentos fundamentais sobre termodinâmica, ciência dos materiais, análise estrutural, cinemática, mecânica e eletricidade. Com isso, ele é responsável por otimizar o funcionamento de quaisquer equipamentos que precisem de energia, como sistemas de refrigeração, robótica, transporte e comunicações, entre outras.

Uma das possibilidades do engenheiro mecânico é criar e gerenciar mecanismos que produzem energia de forma sustentável. E, pensando na sustentabilidade, separei seis invenções com energia renovável para te inspirar na Engenharia Mecânica.

1. Energia solar e eólica transportável

A empresa estadunidense Technologies Ecosphere desenvolveu um dispositivo do tamanho de um caminhão recipiente que transporta a energia solar e eólica.

Chamado de LifeLink Ecos, o sistema mecânico contém um sistema de água potável que alimenta os painéis solares, gerando eletricidade para ser usada em casos de emergência para lugares que necessitam de alto abastecimento de energia, como escolas e hospitais, por exemplo.

Este experimento foi concretizado devido aos conhecimentos do engenheiro mecânico que atua na área de controle, ou seja, desenvolver sistemas que acoplem em sistemas dinâmicos, produzindo nova energia e tornando os equipamentos móveis.

2. Quiosques solares móveis

Pensando em transporte de energia renovável, uma turma de engenheiros mecânicos criou os Quiosques Solares Móveis ARED (uma distribuidora de energia renovável da África). Eles são abastecidos por painéis solares que permitem aos proprietários vendas de cargas de celular que são alimentados por energia renovável. No máximo 10 celulares podem ser conectados em cada estação de energia.

3. Elevadores movidos à energia solar

A Engenharia Mecânica trabalha constantemente em sistemas mecânicos movidos a energia solar. Em Portugal, foi desenvolvido o primeiro elevador que funciona apenas com esse tipo de energia. Batizado de Gen2 Switch e instalado pela Otis Portugal, a invenção é equipada com painéis fotovoltaicos.

Essa é uma tendência global nos próximos anos e a economia energética é de 100%. O engenheiro foi fundamental para esse invento, pois desenvolveu um mecanismo que capta os raios solares, produzindo energia.

4. Energia solar usando hologramas

Um dos recursos utilizados pela Engenharia Mecânica para produzir energia solar é utilizar hologramas. O Solar Holograma é uma invenção inspiradora dos japoneses da Technologies. Trata-se de um prisma solar que separa a luz do sol em diferentes comprimentos de ondas, ou seja, em cores, concentrando-as em uma célula fotovoltaica que melhora o aproveitamento do espaço e reduz os custos das placas solares.

5. Lâmpadas de gravidade suspensa

Você sabia que se pode utilizar a Física para produzir energia? O pessoal da engenharia mecânica especializado em dinâmica dos corpos rígidos desenvolveu uma lâmpada que não precisa de eletricidade para iluminar as casas.

Para o invento funcionar, penduram-se dois sacos cheios de pedras ou terras. Enquanto pendurados, gera-se uma tensão que puxa o aparelho para baixo, gerando energia cinética e convertendo-a em elétrica. A energia funciona por 28 minutos quando essa tensão é gerada.

6. Novo uso para celulares antigos

Há muitos lugares em que os smartphones não são uma realidade no cotidiano das pessoas. Para aumentar o acesso em países em desenvolvimento, a FrontlineSMSCloud desenvolveu um software que permite enviar e receber SMS de qualquer lugar do mundo, abrindo um código que permite a comunicação instantânea entre computadores e telefones.

A invenção é ideal para manter os registros de pacientes em hospitais cuja estrutura for comprometida, ou também conectar pessoas após terremotos, tsunamis, dentre outras catástrofes.

Para desenvolver o invento, há uma área da mecânica chamada de Dinâmica. Nela são desenvolvidas equações matemáticas e aplicadas técnicas de computação que permitem saber o funcionamento da máquina antes e desenvolver novas soluções utilizando sofisticados conhecimentos sobre modelos computacionais.

As invenções aqui apresentadas podem ser desenvolvidas por um engenheiro mecânico junto a outras áreas da Engenharia. É interessante saber sobre novas possibilidades para o futuro, não é mesmo? Então, conte-me: qual invenção sustentável você gostaria de criar e poder contribuir para um mundo melhor?

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário