Aletp - Alessandro Temperini

Burger King | História da Marca

Alguém poderia imaginar que o McDonald’s tivesse um rival tão forte e grande quanto ele? Pois, esse rival se chama Burger King.

História
A empresa foi fundada por James W. McLamore e David Edgerton em 1954 na cidade de Miami. O primeiro restaurante localizado na 3090 N.W. 36th Street, vendia hambúrguer e milkshake por 18 cents, oferecendo ainda dois tamanhos de sodas. Em 1957 foi lançado o famoso sanduíche WHOPPER custando apenas 37 cents. Em 1961 os direitos de franchising nacional e internacional começaram a operar. Dois anos depois, a rede inaugurou seus primeiros restaurantes internacionais em Porto Rico. Em 1968 a agência de publicidade BBDO desenvolveu a primeira grande promoção da rede com o slogan “The Bigger The Burger The Better The Burger” que se tornou extremamente famosa.

Em 1975 foi lançado o sistema de Drive-thru, além de inaugurar sua primeira loja na Europa, na cidade de Madrid. No ano de 1982 é introduzido o serviço de Drive-thru até o período da noite. Em 1983 a empresa resolve investir nas faculdades, abrindo sua primeira loja no campus da Northeastern University em Boston. O primeiro restaurante móvel do Burger King, chamado de Burger Bus, é lançado na cidade de Ohio nesse mesmo ano. No ano de 1983 o Salad Bar debuta nacionalmente. Em 1985 o café da manhã é lançado em todas as lojas da rede com o CROISSAN’WICH como produto chave, além da estréia do serviço de self-service de bebidas.

O Burger King chega ao ano de 1986 com 4.743 restaurantes abertos, sendo 402 em 25 países espalhados pelo mundo. Nesse ano a empresa lança o CHICKEN TENDERS, além das French Toast Sticks que se tornarem disponíveis nacionalmente. Em 1987 o Bagel Sandwich é introduzido no menu. A década de 90 começa com o lançamento do programa Burger King Kids Club, que recebeu mais de um milhão de inscrições em seus primeiros dois meses. No ano seguinte a campanha “Your Way, Right Away” foi introduzida. Em 1993 a rede inaugura seu primeiro franchise na Arábia Saudita. No ano seguinte foram inauguradas suas primeiras lojas em Israel, Oman, Rep. Dominicana, El Salvador, Peru e Nova Zelândia, contribuindo para a rede atingir 7.600 restaurantes em 56 países. Em 1997 a rede lançou as batatas fritas Hotter, Crispies e Tastier. Em 1999 a rede anuncia grande reformulação em suas lojas e no logotipo da marca, começando na cidade de Reno, estado de Nevada.

Em 2002, para comemorar os 45 anos de fundação da empresa, é introduzido um novo slogan “Burger King, You Got It”. Nesse mesmo ano a rede introduz a primeira extensão da linha dos sanduíches WHOPPER, com o Chicken WHOPPER e o Chicken WHOPPER Jr.

Evolução Logotipo

Slogans
1958 – “Burger King, HOME OF THE WHOPPER”
1968 – “The Bigger The Burger The Better The Burger”
1974 – “HAVE IT YOUR WAY”
1979 – “Make It Special, Make It Burger King”
1982 – “AREN’T YOU HUNGRY?”
1989 – “Sometimes You’ve Gotta Break The Rules”
1991 – “Your Way, Right Away”
1994 – “Get Your Burger’s Worth”
1996 – “It Just Tastes Better”

O Valor
Segundo a consultoria britânica InterBrands, somente a marca Burger King está avaliada em US$ 2.12 bilhões.

Curiosidades
• A rede conta com 11.350 restaurantes ao redor do mundo, estando presente em 58 países, sendo o maior concorrente do McDonald’s.

• A loja de Budapeste, Hungria, é a maior da rede em termos de tamanho.

Fonte: Mundo das Marcas

Incluir comentário