Aletp - Alessandro Temperini

Suzuki Hayabusa GSX 1300R 2009

O modelo 2009 da [bp]Hayabusa[/bp] GSX 1300R vem equipada com um motor de 1.340 cilindradas e 199 cavalos de potência. Com as melhorias aerodinâmicas feitas pelos projetistas, a Suzuki afirma que o modelo atinge velocidade superior a 300 km/h, embora não tenha dado um número exato.

O propulsor da nova Hayabusa é de quatro tempos, com quatro cilindros em linha e 16 válvulas, atingindo o máximo da potência a 9.500 rotações por minuto (RPM). A moto já está nas concessionárias da Suzuki e tem preço de tabela de R$ 61.200.

O projeto privilegia três quesitos: equilíbrio, velocidade e controle. Entre as modificações aerodinâmicas, destaque para a carenagem levemente maior, com a bolha frontal sendo 15 mm mais alta, o que proporciona uma melhor proteção contra os ventos.

Outra modificação é o rebaixamento do assento traseiro, que agora proporciona maior conforto durante as pilotagens – especialmente em viagens mais longas.

Um sistema exclusivo da montadora ajuda condutores menos experientes a “se acostumar” com a moto. Com o seletor de modo de direção (S-DMS, da sigla em inglês), o piloto pode optar por três estilos de direção, desde um que fornece toda a potência da moto até um que limita eletronicamente o desempenho, proporcionando uma direção mais suave para iniciantes.

Como diferencial para os concorrentes importados, a moto tem o motor adaptado à gasolina brasileira.

A moto será produzida no Brasil e a Suzuki espera entregar 180 unidades por mês em sua fábrica em Jundiaí, no interior de São Paulo.

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