Aletp - Alessandro Temperini

Pesquisa | Internet é a principal influenciadora na decisão de compra

Num passado não muito distante, a famosa propaganda “boca-a-boca“, influenciava o consumidor na hora da compra. A experiência que amigos e parentes tinham com determinado produto/marca/serviço, servia de termômetro para avaliação.

Mas em tempos virtuais, os conselhos de amigos e parentes em um bate-papo representam apenas 61% de influência sobre o consumidor. A internet está à frente com 66%.

Quem afirma isso é um estudo global feito pela Fleishman-Hillard, em conjunto com a Harris Interactive.

Os entrevistados deram a vitória a internet e elegeram as redes sociais (79%) como a ferramenta base para acompanhar as marcas na internet e através dela obter informações e receber descontos.

Em ordem, os meios que infuenciam o consumidor na hora da compra são:
1) Internet – 66%
2) Conselhos de amigos e parentes – 61%
3) E-mails – 51%
4) Jornais – 43%
5) Televisão – 42%
6) Mala direta – 37%
7) Revistas e Rádio (empatados) – 28%

Nota do editor: Por que decidi escrever sobre esse assunto aqui no blog? Por que esse blog só existe pois comprei uma moto em 2006, na época uma Suzuki Burgman 125, e a decisão da compra surgiu exatamente com a ajuda da internet. Era minha primeira moto e amigos insistiam que eu optasse por uma moto com marcha, estilo street. Lendo opniões e testes no Fórum e no Portal Motonline, me decidi pela compra da scooter. Na época nunca imaginaria fazer parte do time do Motonline, mas o site me ajudou a escolher. Inclusive, quando comecei a conversar com o pessoal do Portal para unirmos nossos sites, contei essa história para eles e não lembro quem disse: “já ouvi isso muitas vezes”.

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