Iluminação para as rodas de bicicleta ao estilo Tron

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São duas ideias diferentes, mas com o mesmo intuito, iluminar o interior dos aros das rodas de bicicleta durante a noite e assim, reduzir o risco de colisão entre veículos motorizados e bicicletas. O resultado final é muito parecido com as motos que vemos no filme Tron, o Legado.

Aura

Batizado de sistema Aura, está sendo desenvolvido por dois alunos do segundo ano do curso de desenho industrial da Universidade Carnegie Mellon (Pittsburgh – EUA), Jonathan Ota e Ethan Frier.

sistema-aura-leds

Esta tecnologia incorpora seis conjuntos, cada um com três LEDs e cada um dos LEDs é tricolor. Montado em ambas as rodas, o sistema de LEDs é alimentado por um dínamo, embutido no cubo da roda dianteira.

Aura-LEDs-rodas-05

Os LEDs acendem, assim que as rodas começam a girar. A baixa velocidade os LEDs emitem uma luz vermelha, transitando posteriormente para branco assim que a bicicleta atinge uma determinada velocidade. O sistema pode ser desligado durante o dia, através de um interruptor montado no guiador.

Aura-LEDs-rodas-02

O sistema não está a venda ainda, mas os estudantes já estudam formas de comercializar o Aura já que para criá-lo, contaram com uma bolsa da Universidade.

Abaixo o vídeo do projeto Aura:

Revolights

O outro sistema de iluminação é desenvolvido peloo inventor Kent Frankovich e os seus parceiros Adam Pettler e Jim Houk, em San Francisco Bay Area (Califórnia – EUA). Batizado de Revolights, é composto por dois aros, cada um com oito LEDs, que se encaixam em cada uma das jantes.

Revolights-LEDs-rodas-01

O sistema Revolights é alimentado um conjunto de baterias de lítio, montadas no cubo. As luzes foram calibradas para acender e apagar de acordo com a velocidade das rodas, de forma a iluminar apenas a metade da frente da roda dianteira e a metade de trás da roda traseira.

O sistema Revolight, além de projetar luz lateral (como o Aura), foi também desenhado, para projetar luz frontal, diretamente para a estrada (no caso da roda dianteira) e para os veículos vêm atrás (no caso da roda traseira). Tal como os veículos motorizados, a luz da frente é branca e a traseira é amarela, produzindo no total 134 lúmens.

A equipe do Revolights está atrás de doações para terminar o projeto e iniciar a sua comercialização. Eles acreditam que até o final do ano já estejam comercializando o produto a um preço de aproximado de 220 dólares.

Abaixo o vídeo do projeto Revolights:

Via Tecnologias de Último Grito

2011-09-08T20:04:10-03:008 setembro, 11|Motos e Bikes|

  1. Brodereliandro 09/set/2011 at 13:17 - Responder

    Essa ideia é de grande importância para todos os ciclistas do mundo, e se a indústria de motocicleta perceber que esses LED’s nas rodas é uma tendencia a ser seguida. Além do beneficio funcional ainda ganharemos o estético. Cara é muito show de bola!!!  

  2. Adesivare 12/set/2011 at 00:35 - Responder

    http://www.adesivare.com.br

    Fazemos adesivos refletivos e adesivos fluorescentes, consultem-nos.

  3. Rhamonramyrez 27/set/2011 at 05:24 - Responder

    mandem mais informaçoes em meu e-mail por favor ex: como funciona, como montar, e tudo mais. mui to obrigado

    rhamonramyrez@hotmail.com

  4. os caras tinhas q inventar uma coisa dessa pra moto né

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