O governo federal publicou hoje, dia 31 de maio, no Diário Oficial da União, o decreto 7.741 da presidente da República, Dilma Rousseff, que sobe a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) de motocicletas para 35%. As alíquotas anteriores, segundo o Fisco, eram de 15% para motos de até 50cc e 25% para motos acima de 50cc.
A medida, válida para produtos importados e nacionais, beneficia a Zona Franca de Manaus, onde há suspensão de IPI. Na região, no entanto, se concentra cerca de 98% da produção das motos vendidas no país.
A nova alíquota valerá somente a partir de setembro deste ano, uma vez que, por se tratar de aumento de tributação, é necessário o período de 90 dias para vigência.
Segundo a Abraciclo, apenas 2% das motos vendidas no Brasil atualmente são importadas e, deste total, 1,7% correspondem a modelos com motores de 50 cm³ ou menos. Assim, este segmento deverá ser o mais atingido, com sua alíquota de IPI subindo de 15% para 30%. Segundo a associação, ainda é cedo para avaliar os novos preços.
As motos de alta cilindrada não são afetadas pelo novo imposto, pois o IPI para esse segmento já era de 35%.
A decisão é semelhante ao que foi feito no caso dos carros importados de fora do Mercosul e México – países com os quais o Brasil possui acordo automotivo. No fim do ano passado, o governo subiu em 30 pontos percentuais o IPI dos importados com o objetivo de proteger a indústria nacional e estimular investimentos no país.
E eu estava na sperança do governo ´´safado“ abaixar o IPI e o infeliz aumentou mas q m…
Entao a bandit 650 vai manter o mesmo preço????
Estava demorando para o governo fazer isso.
Concordo com Vermelho Cesar, estava na espectativa de abaixar o IPI das motos, mas foi o contrário… Melhoram de um lado, pioram de outro!
Que ridículo…. estimulam a venda de carros e querem compensar aumentando a de motos…
[…] http://www.lordofmotors.com de Alessandro Temperini […]