Aletp - Alessandro Temperini

Designer holandês leva arte brasileira a alunos de propaganda de universidade em Rotterdam

O projeto do designer gráfico holandês Roon Kools, que levou sua experiência no mercado publicitário brasileiro para os alunos da universidade Willem De Kooning Academy de Rotterdam, foi concluído com adesão total dos estudantes. 50 alunos do curso de propaganda da universidade tiveram duas semanas de aula com Kools, sobre história, realidade e arte brasileira. A partir daí, tiveram mais duas semanas para desenvolver cartazes no estilo guerrilha com o seguinte briefing: a marca de sandálias Havaianas doa parte de seus lucros para ações sociais no Brasil. Kools escolheu as Havaianas pela identificação que o público brasileiro tem com a marca e por ser uma grande representante do conceito da brasilidade pelo mundo.

Muitos conceitos originais surgiram a partir do projeto. Sete trabalhos de 20 foram escolhidos pela banca examinadora, composta de professores da Willem de Kooning e por Kools. Os critérios de avaliação contaram com observação do briefing, desenvolvimento da arte e inovação conceitual.
O melhor trabalho eleito pela banca examinadora foi o da dupla de alunos Tom Zwarts e Rieke Weel, que conseguiram mostrar a aplicação de seu trabalho de forma prática, além de usarem muito bom humor em peças de propaganda inovadoras, que não estereotipam o Brasil.

O trabalho de Kools na Willem de Kooning fechou a nota semestral dos alunos em propaganda. O designer pretende levar o projeto a outras faculdades pelo mundo. “O design gráfico, como todas as artes, é muito influenciado pela cultura. As experiências internacionais tornam o artista mais completo, e o Brasil é um grande caldeirão de tendências devido à mistura étnica e cultural do país. Acredito que vários estudantes podem crescer profissionalmente conhecendo mais sobre a arte no Brasil”, afirma Kools.

Ronn Kools é formado em design gráfico pela Willem De Konning Academy e atuou com diversos artista no mundo. Mora no Brasil há três anos, e cria globalmente.

Ficha Técnica
Diretor do Projeto: Ronn Kools
Interface e aprovação Willem de Kooning: Guus Vreeburg
Professores da Willem de Kooning: Hans Foks en Bas Strunk
Participantes: Estudantes da Willem de Kooning de Propaganda das classes 2A e 2B.
Diretora de Comunicação: Ellen Bileski
Apoio em design e banco de imagens: Henrique Nardi, Carla Martins, Paulo Bombonatti, Danny Zappa, Danilo Siqueira

Dica da Ellen Bileski

Incluir comentário