Andar com a moto na calçada é contra a lei?

Você está aqui:--Andar com a moto na calçada é contra a lei?

Pode se estiver desligada, senão é multa na certa! Quem garante é o Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, acabando com uma polêmica ao se posicionar sobre o artigo 193 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro, que diz o seguinte:

“TRANSITAR COM VEÍCULO EM CALÇADAS, PASSARELAS, CICLOVIAS, CICLOFAIXAS, ILHAS, REFÚGIOS, AJARDINAMENTOS, CANTEIROS CENTRAIS E DIVISORES DE PISTA DE ROLAMENTO, ACOSTAMENTO, MARCAS DE CANALIZAÇÃO, GRAMADOS E JARDINS PÚBLICOS”.

INFRAÇÃO: GRAVISSIMA, PENALIZADA COM MULTA DE R$ 574,00 (QUINHENTOS E SETENTA E QUATRO REAIS).

A polêmica se instalava quando o motociclista passava por uma dessas situações empurrando a moto desligada. “Estava faltando entendimento entre Polícia Militar, que normalmente não aplicava multa, e os Agentes da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, que multavam todo mundo. Agora já temos como saber exatamente como agir”, afirma Lucas Pimentel, presidente da ABRAM – Associação Brasileira dos Motociclistas.

Em consulta ao Denatran, a entidade liderada por Lucas conseguiu uma resposta que afirma:

“…PARA CARACTERIZAÇÃO DA INFRAÇÃO DESCRITA NO ART. 193 DO CTB, O CONDUTOR DA MOTOCICLETA DEVE ESTAR MONTADO”

Então fique atento, pois embora não seja recomendado andar por essas vias, caso um dia seja necessário, desligue a máquina, desça e empurre a moto.

Via Revista Mundo Moto

2009-03-24T14:27:30-03:0024 março, 09|Motos e Bikes|

  1. luis gustavo 22/jun/2010 at 22:53 - Responder

    a galera da DESTRA de caruaru -pe está quereno mutá todo mundo, até quando estamos deligados pela causada,esse povo tem que estudar mais, hj mandei um se FU….

    • Daniel 28/nov/2011 at 09:40 - Responder

      Outro dia, numa situação parecida com essa aqui, onde um cara escrevia errado e outros criticavam, o dono do blog respondeu assim:

      “Cada um na sua. E não fique preocupado com os erros de português. Aqui no Brasil é engraçado isso, as pessoas reclamam dos analfabetos, que o brasileiro não gosta de ler, nem de escrever, mas quando o guerreiro vem, lutando contra todas as forças ocultas dos traumas de infância da escola torturante, e escreve …, sempre tem um pela-saco-caga-regra pra dizer que o cara é um idiota, um imbecil, só porque trocou um eçe por se-ssedilha… Dá um tempo! Deixa o cara expor a idéia dele, depois a gente ajeita o creme. Todo mundo pode ajudar sem maltratar, consertar sem extinguir, corrigir sem humilhar. O erro é passado, é degrau, é aprendizado, quem não tolera erro que vá cultivar dicionário. Errar é natural, o resto é comercial de MBA.”

      Tá certinhho o Paulo Oliveira do blog laricatotal.com.br.
      Luis Gustavo, pegue leve e nunca tenha medo de escrever. Erro é degrau.

  2. Carlos 03/set/2011 at 23:26 - Responder

    Caro Luiz Gustavo, você também deve estudar, ter boa educação, e bons modos, cuidado pois qualquer hora vai xingar algum agente, e além de levar a multa ainda vai preso por desacato, já vi um se ferrar com a PM, em dois segundo já estava no camburão.

  3. Allan 24/nov/2011 at 23:30 - Responder

    kkkkkkkkkkk, não resisti… é cada analfa comentando na net… ¬¬

    • Sandrinhosantos10 29/jan/2012 at 09:16 - Responder

      esse allan deve ser um daqueles cara que se acha (o bão) e se quer tem morral de postar algo que preste, primeiro viadinho morral depois vem o kkkkk

  4. Enio Vieira 10/abr/2012 at 20:34 - Responder

    Quando a moto está desligada e sendo empurrada, motociclista deixa de ser motociclista e passa a ser pedestre, só é motociclista quando está em cima dela…

  5. Sargento Garcia 04/jul/2012 at 10:32 - Responder

    Olá galera transitar com a moto sobre a calçada, mesmo empurrando, da multa sim e é gravíssima, (3 vezes), vejam:

    http://www.denatran.gov.br/…/RESOLUCAO_CONTRAN_371_10.pdf
    Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito,

    A legislação não menciona se a moto deve estar desligada ou ligada, apenas menciona que constitui infração de trânsito. 

    A lei mais recente prevalece sobre a mais antiga, portanto tirem suas dúvidas baseado na legislação.

                                                    Sargento Garcia

     

  6. Carlosmoreno Dacunha 18/set/2012 at 11:33 - Responder

    Minha moto estragou no centro, sai da rua para a calçada 
    para não ser atropelado e o guarda me multou, oque faço?

  7. danyllo luiz 19/fev/2013 at 23:28 - Responder

    hoje dia 19/02/2013 decobrir uma multa q levei no dia 31/01/2013 pois estava com a moto desligada desci da moto e empurei pela calçada acho q uns 10 metros passei ao lado de um guarda de transito e ele me multou e nao me parou pois seria o procedimento correto para mostra o erro pois onde verifiquei que no artigo 193 estou totalmente acobertado pela lei onde quero deixa este comentario mostrando insatisfaçao com o serviço prestado onde veio a mim perjudicar agardecimentos a todos q leren ass: danyllo luiz

Deixe um comentário