E-commerce Internet Notícias da Web Wordpress

O que é SSL?

Veja o que é, como funciona e como comprar um certificado de segurança SSL.

Muitas URLs de sites começam com o onipresente http:// enquanto outras começam com https://. Essa letra S a mais, significa que o site protege os dados trocados entre ele e seus clientes.

Normalmente são os sites de compras ou de instituições bancárias que utilizam esse protocolo de segurança, porém, de uns tempos para cá, sites convencionais se renderam a esse tipo de segurança também.

A nomenclatura correta para esse protocolo de segurança é uma sigla de 3 letras: SSL, que significa Secure Socket Layer.

Segundo o site SSL.com, a definição do SSL é:

“SSL é a tecnologia de segurança padrão para estabelecer uma ligação criptografada entre um servidor web e um navegador. Essa ligação garante que todos os dados passados entre o servidor web e o navegador permaneçam privados”.

Para que serve o SSL?

O SSL serve para inibir roubos de informações quando você as digita em um site. Ao inserir informações em uma página na internet sem SSL, elas podem ser interceptadas por um hacker e suas informações podem ser roubadas.

Essas informações podem ser qualquer coisa, desde detalhes de uma transação bancária até informações gerais, como um e-mail que você usou para se inscrever uma newsletter por exemplo. Na linguagem dos hackers, essa “interceptação” é frequentemente chamada de “ataque man-in-the-middle“. O ataque real pode acontecer de várias maneiras, mas uma das mais comuns é essa: O hacker coloca um pequeno programa, não detectado, no servidor que hospeda um site. Esse programa aguarda em segundo plano até que um visitante comece a digitar informações nesse site e se ativa para começar a capturar informações e depois enviar de volta ao hacker.

Agora, quando você visita uma página na internet que está criptografada com o protocolo SSL, seu navegador se conectará com o servidor web, procurará o certificado de SSL e depois fará a ligação do seu navegador com o servidor. Essa conexão de ligação é segura, de forma que ninguém além de você e o site para o qual você está enviando informações possa ver ou acessar o que você digita em seu navegador.

Essa conexão acontece instantaneamente e não exige nenhuma ação de sua parte. Você simplesmente precisa visitar um website com SSL e pronto: sua conexão estará automaticamente protegida.

Como saber se um site tem SSL?

Ao visitar um site protegido com SSL, há 2 diferenças que são exibidas no navegador.

1ª. A URL diz “https://” e não “http://”.

2ª. Você verá um pequeno ícone de cadeado na barra de URL. Ele será mostrado do lado esquerdo ou direito da barra de URL, dependendo do navegador. Você pode clicar no cadeado para ler mais informações sobre o website e a empresa que fornece o certificado, como no caso da loja Net-compras abaixo:

loja-net-compras-ssl

A validade do certificado

A maioria dos certificados SSL está disponível por 1 a 2 anos como padrão, mas existem certificados com prazos maiores. Ou seja, ele tem validade. Portanto, mesmo se um site tiver “https://” e um cadeado, o certificado pode estar expirado, o que significa que sua conexão pode não ser protegida.

Para saber se o certificado é válido, clique no cadeado e selecione “Informações do certificado”. Isso levará você a uma página de autoridade da certificação, que mostrará o prazo do certificado. Observe abaixo o resultado do certificado da loja Net-compras, ele é um certificado de validade anual emitido pela empresa GlobeSSL e é válido até 29/fevereiro/2016.

certificado-valido-net-compras-ssl

Como comprar e instalar o SSL

Se você tem interesse em colocar esse protocolo de segurança em seu site, precisa procurar por empresas que comercializam esse tipo de certificado e ver qual modelo se encaixa em sua necessidade. Por exemplo, você pode proteger seu blog, seu site ou sua loja. Dependendo de como cada um for configurado, pode ser necessário comprar um tipo específico de certificado para cada um deles.

Uma dica é procurar pelo seu provedor de hospedagem, é bem provável que ele possua parceria com alguma dessas empresas e possa te oferecer o certificado com um preço promocional.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário