Apesar do crescimento gradual do ensino a distância no Brasil nos últimos anos, ele ainda é novidade para muita gente. E, por isso, algumas dúvidas básicas são comuns aos estudantes ou aos que pretendem ingressar nesta modalidade.
Uma delas é relativa ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As pessoas se perguntam se existe TCC para EAD, se ele funciona da mesma forma, quais são as diferenças, as semelhanças e as particularidades. Vou esclarecer tudo isso!
Primeiramente, é preciso dizer: sim, existe TCC para o curso EAD e não há motivos para o contrário, uma vez que o diploma é igual, o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) idem e as exigências durante toda a graduação também.
Claro que pequenas diferenças existem, pois trata-se de uma modalidade diferente, na qual as instituições de ensino precisam fazer certas adaptações. Até por isso, não há um sistema padronizado nesse sentido. Cada universidade tem suas próprias regras para o TCC de ensino a distância.
O que é o TCC?
Primeiramente, é preciso esclarecer o que é o TCC. Trata-se de um trabalho acadêmico obrigatório, que o estudante produz no último ano ou no último semestre do curso, com a ajuda de um professor orientador.
Este trabalho funciona como uma grande avaliação final para que o corpo docente verifique se o aluno está ou não preparado para obter o diploma e se consolidar como um profissional daquela área.
O formato do TCC varia de acordo com o curso escolhido. Alguns podem ser audiovisuais, outros devem ser escritos, outros são projetos e assim por diante. Então, o aluno realiza seu trabalho e, no fim, apresenta-o para uma banca avaliadora, que, normalmente, possui três componentes (sendo que um deles é o próprio orientador). O estudante faz uma defesa de seu trabalho, ouve as ponderações dos avaliadores e depois recebe uma nota final.
Diferenças do TCC EAD e do presencial
As principais diferenças de um TCC concentram-se na elaboração do projeto. Em um curso presencial, o contato com o professor é muito mais próximo e, no EAD, isso precisa ser compensado com esforço do aluno para conseguir se comunicar com ele através de mídias digitais e marcar encontros presenciais quando possível.
Vendo pelo lado bom, é uma ótima chance para que se adquira senso de responsabilidade, organização e comprometimento.
Outra diferença, mas que não acontece em todas as instituições de ensino, é relativa à apresentação para a banca. Certas universidades oferecem a opção de videoconferência ao invés da defesa pessoal.
Incluir comentário