A [BP]Volkswagen[/BP] apresentou oficialmente hoje a campanha de lançamento do novo modelo do automóvel [BP]Golf[/BP], criada pela AlmapBBDO. O filme principal já foi ao ar no último domingo, dia 8, e possui dois minutos de duração, mas outras três versões – uma de 60 segundos e duas de 30 segundos – permanecerão no ar até o próximo dia 8 de maio, quando se encerra a veiculação da campanha na TV. Há ainda uma versão para o cinema com três minutos de duração.
A campanha também engloba encartes especiais, além de dois anúncios em jornais e revistas que serão publicados durante três meses. A ação de internet que começa nesta quinta-feira, dia 12, conta com banners em diferentes portais que leva o usuário um hotsite. Neste há um [BP]jogo em 3D[/BP], no qual ele pode dirigir o carro e ver o modelo por diferentes ângulos. Como de praxe, a Volkswagen se reserva o direito de não falar em números de investimentos em publicidade.
Os comerciais foram inspirados no [BP]filme Forrest Gump[/BP], de 1994, dirigido por Robert Zemeckis e distribuído pela Paramount Pictures. Trata-se de uma paródia de uma cena específica da película em que o personagem vivido pelo ator Tom Hanks – no comercial, um sósia – decide sair correndo sem destino pré-definido. Já na propaganda, o Forrest, ao invés de correr, começa a dirigir o seu novo Golf e o prazer de continuar dirigindo é tamanho que ele cruza o país com o carro. Acaba inspirando outras pessoas que também viram seus seguidores.
O comercial, produzido pela Margarida Flores e Filmes e dirigido por Pedro Becker, encerra com a assinatura “Novo Golf. Pelo Prazer de dirigir”. A criação da campanha é de Tales Bahu e Rodrigo Almeida. Por se tratar de uma paródia do longa-metragem, a agência diz que não teve problemas com direitos autorais sobre a utilização da obra.
O automóvel, que já está no seu terceiro modelo, foi importado para o Brasil em 1994 e a partir de 1999 passou a ser fabricando no País. Há três anos, a Volkswagen não realizava nenhum investimento em comunicação para a marca. Segundo o gerente de marketing da montadora, Herlander Zola, a média de venda do veículo é de 300 unidades mês, mas com a nova versão a expectativa é chegar a comercializar cerca de 1,3 mil mensais.
Fonte: Jornal Meio e Mensagem
Dã, desculpa chegar assim e falar, mas de novo esse comercial não tem nada, há meses atrás ele foi veiculado.