Exposição “Propagandas de cigarro” | Papai Noel, crianças e médicos em publicidade tabagista

Você está aqui:-, Exposição e Eventos-Exposição “Propagandas de cigarro” | Papai Noel, crianças e médicos em publicidade tabagista

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo abre ao público na próxima segunda-feira, dia 29/agosto, a exposição “Propagandas de cigarro – como a indústria do fumo enganou as pessoas”. O objetivo é mostrar como a indústria do tabaco se utilizou da propaganda para vender seu produto e como difundiu falsas verdades científicas para garantir que o cigarro não era nocivo e hoje se sabe que é um dos maiores inimigos da saúde humana.

Na exposição há peças com crianças, papai-noel e até médicos como garotos propaganda. São peças norte-americanas das décadas de 20 e 50, justamente a época em que não havia qualquer tipo de regularização.

Essa mostra foi organizada por médicos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, a exposição foi aberta em 2007 e exibida em São Francisco, Boston, Nova York, Filadélfia e Nova Orleans. A coleção original faz parte da Smithsonian Institution de Washington.


SERVIÇO
Exposição: “Propagandas de cigarro – como a indústria do fumo enganou as pessoas”
Data: À partir do dia 29 de agosto
Local: Av. Dr. Arnaldo, 251 – Cerqueira César (próximo ao metrô Clínicas)
Preço: Gratuito

Incidência

Dados do Icesp mostram que 60% dos fumantes diagnosticados com câncer não conseguem largar o cigarro, mesmo após descobrirem a doença. Além disso, de todos os atendimentos realizados no Icesp, 35% dos pacientes, ou um em cada três, afirmam ser tabagistas no momento em que ingressam na unidade para realizar o tratamento.

O tabagismo é um sério problema de saúde pública no mundo. O hábito desencadeia diversas doenças cardiovasculares e respiratórias, além de ser um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

O consumo de produtos derivados do tabaco é responsável por 30% das mortes de pacientes oncológicos. Essa realidade precisa mudar – e as mudanças só acontecem por meio da conscientização, exatamente o que propõe esta exposição.

2011-08-26T17:51:04-03:0026 agosto, 11|Anúncios, Exposição e Eventos|

Deixe um comentário