Aletp - Alessandro Temperini

Calendário em braile

A Fundação Dorina lançou uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar R$ 60 mil. Eles vão produzir e distribuir um calendário em braile.

A Fundação Dorina lançou uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar R$ 60 mil até o dia 21 de janeiro. Com o valor, eles vão produzir um calendário em braile para pessoas com deficiência visual. Serão 8 mil calendários de 2017.

A ONG foi criada em 1946 e atua na inclusão de pessoas com deficiência visual, a campanha já conseguiu, até hoje, segunda-feira dia 9 de janeiro, arrecadar mais de R$ 44.000, ou, 74% do total esperado com a ajuda de 648 doadores.

Segundo o IBGE, o Brasil tinha, em 2010, uma população com mais de 6,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual: 6 milhões têm baixa visão, e outros 582 mil brasileiros são cegos.

O calendário em braile já é produzido pela ONG há 30 anos, e permite que os cegos e pessoas com baixa visão possam ter acesso fácil a informações sobre dias, meses e semanas do ano, além de outros detalhes. Além do conteúdo impresso em braile com relevo, as datas e outras informações serão impressas com fonte ampliada, para pessoas com baixa visão.

A entidade já realizou outras campanhas de financiamento coletivo no passado, mas essa é a primeira vez que a produção dos calendários está sendo feita com base em recursos doados por meio da vaquinha. Durante 20 anos, o calendário era de bolso e produzido só em braile. Mas, há dez anos, a fundação passou a imprimir um calendário de mesa também escrito a tinta.

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