O Brasil tem cerca de 70 milhões de bicicletas

Você está aqui:--O Brasil tem cerca de 70 milhões de bicicletas

bicicleta-transito

A frota de bicicletas no Brasil tem um número impressionante, 70 milhões. E digo impressionante pois esse é o número de bicicletas consideradas ativas, ou seja, em uso. A afirmação é da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) e foi divulgada pela Abraciclo. Os dados foram obtidos a partir de números repassados por empresas que produzem quadros de bicicletas e são uma estimativa, uma vez que esses veículos não são registrados nos órgãos de trânsito.

E o mercado nacional tem o que comemorar. Com a alta de 20% para 35% da alíquota do imposto de importação de bicicletas, ocorrida em setembro do ano passado, as importações tiveram uma alta de apenas 0,2% nos primeiros 8 meses de 2012 se comparadas ao mesmo período de 2011. Já a produção de bicicletas em Manaus, teve uma alta de 17% se comparadas ao mesmo período de 2012 em relação a 2011. A entrada de produtos do exterior preocupava a Abraciclo. O volume de bicicletas importadas havia saltado de 49 mil unidades em 2006 para 255 mil em 2010 (420% a mais).

Trabalho no centro de São Paulo e é nítido que a bicicleta vem se tornando cada vez mais uma opção de transporte na cidade. Eu moro a 8km do trabalho e, se não considerasse perigoso (mesmo) o trajeto da minha casa ao trabalho, não pensaria duas vezes em utilizar a bicicleta pelo menos às sextas-feiras.

Agora um fato que considero preocupante. As pessoas que vejo em cima de suas bicicletas aqui no centro de São Paulo, não utilizam capacetes. É nobre o ato de usar um transporte que não agrida o meio ambiente, mas é mais nobre ainda cuidar da própria segurança.

Foto: Prefeitos Online

2012-10-08T19:19:07-03:008 outubro, 12|Motos e Bikes|

Deixe um comentário